Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31858
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_JaquelineDosSantosBatista_tcc.pdf440,79 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCorrêa, Rosângela Azevedo-
dc.contributor.authorBatista, Jaqueline dos Santos-
dc.identifier.citationBATISTA, Jaqueline dos Santos. Alfabetização ecológica para adultos e idosos na Associação Maria da Conceição (ASMAC) no Gama-DF. 2018. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Geociências, Instituto de Química, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia - Departamento de Economia, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo contribuir no processo de alfabetização dos idosos através da proposta de Alfabetização Ecológica: ABCerrado tendo o Cerrado como eixo pedagógico pela perspectiva da ecologia humana na turma de alfabetização de adultos e idosos da Associação Maria Conceição no Gama-DF que carregamem si experiências e informações acerca das mudanças ambientais ocorridas na cidade do Gama, o que seria importantepara resgatar a ecohistória loca lsobre o processo de degradação socio ambiental do Cerrado, a partir da realização de 18 oficinas, visando o resgate do conhecimento dos idosos sobre o Cerrado e o conhecimento da sociobiodiversidade do bioma para que os estudantes possam contribuir para a conservação do mesmo. A metodologia adequada foi de caráter qualitativo baseado na realização de entrevistas e desenhos para averiguar a visão sobre o Cerrado dos estudantes antes e depois de concluídas as oficinas. Os resultados obtidos mostraram a inclusão do Cerrado no conceito de natureza dos estudantes além de desempenhar um papel social e ambiental de grande relevância ao incentivar os idosos a perceberem-se como parte ativa na solução dos problemas socioambientais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação ambientalpt_BR
dc.subject.keywordCerradopt_BR
dc.subject.keywordIdosospt_BR
dc.titleAlfabetização ecológica para adultos e idosos na Associação Maria da Conceição (ASMAC) no Gama-DFpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-09T10:43:27Z-
dc.date.available2022-09-09T10:43:27Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31858-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This article aims to contribute to the literacy process of the old adults through the proposal of Ecological Literacy: ABCerrado having the Cerrado as a pedagogical axis from the perspective of human ecology in theliteracy group for adults and elderlythat carry in them experiences and information about the environmental changes occurred in the city of Gama, which would be important to rescue the local eco-history about the process of socio-environmental degradation of the Cerradoof the Maria Conceição Association in Gama-DF. During the project, a total of18 Workshopswere heldfor 18 students, aiming to rescue the knowledge of the old adults about the Cerrado and teach about biome's socio-biodiversity, so the students could contributeto the conservationof the Cerrado. The methodology regarded as suitable for thisstudy was qualitative research based on interviews and drawings to ascertain the vision about the Cerrado of students before and after the workshops. The results showed the inclusion of the Cerrado in the concept of the nature of the students besides playing a social and environmental role of great relevance in encouraging the elderly to perceive themselves as an active part in solving social and environmental problems.Resultsshowed the inclusion of the Cerrado in the students' concept of natureof theCerrado in the nature concept of the students, as well as developed a social and environmental role of great relevance in encouraging the old adults to perceive themselves as an active part in solving socio-environmental problems.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Ambientais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.