Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31859
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MatheusBandeiraDeMirandaLima_tcc.pdf3,7 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância do uso de veículos aéreos não tripulados para a recuperação de áreas degradadas
Outros títulos: The importance of using unmanned aerial vehicles for recovering degraded areas
Autor(es): Lima, Matheus Bandeira de Miranda
Orientador(es): Conceição, Pedro Henrique Zuchi da
Assunto: Veículo aéreo não tripulado
Manejo de plantas
Áreas degradadas - recuperação
Data de apresentação: 1-Mar-2018
Data de publicação: 9-Set-2022
Referência: LIMA, Matheus Bandeira de Miranda. A importância do uso de veículos aéreos não tripulados para a recuperação de áreas degradadas. 2018. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A contínua destruição de comunidades vegetais torna a paisagem suscetível aos processos erosivos. Entre as diversas formas de erosão, aquela provocada pelo escoamento superficial nas encostas semiáridas é a de maior expansão territorial no Brasil. Para mitigar esses processos, é importante reestabelecer a vegetação nativa e as interações biológicas que aumentam a infiltração e a retenção de água no solo. A análise ambiental para a restauração ecológica compreende um levantamento topográfico, a criação de um mapa de declividade, e a identificação dos locais mais suscetíveis à erosão. A partir de dados coletados por VANTs, buscamos analisar características fundamentais da paisagem, como a elevação, o escoamento hídrico superficial, e a incidência da radiação solar em áreas específicas, demonstrando a importância da ferramenta para a recuperação e o manejo de áreas degradadas.
Abstract: Continuous removal of plant communities transform the landscape into a susceptible environment to erosion processes. Among the various forms of erosion, thatcaused by superficial runoff is the one with greatest territorial expansion on the Brazilian territory. To mitigate them it’s important to re-establish native vegetation and biological interactions that increase water infiltration and retention in the soil. Anenvironmental analysisneeds tocomprise a topographic survey, creating a slope map to find most susceptible sites to erosion activities. Seeking to demonstrate the importance of using UAVs to environmentalrestorationand management, we sought to generate detailed elevation information, surface water flow maps, and images of solar radiation.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Geociências, Instituto de Química, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia - Departamento de Economia, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Ambientais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.