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Título: Formação de professores para a educação profissional : uma discussão inicial sobre a formação pedagógica, a prática docente e o curso de pedagogia
Autor(es): Pereira, Yana de Moraes
Orientador(es): Carvalho, Olgamir Francisco de
Assunto: Ensino profissional
Professores - formação
Pedagogia
Data de apresentação: 15-Dez-2011
Data de publicação: 21-Mar-2012
Referência: PEREIRA, Yana de Moraes. Formação de professores para a educação profissional: uma discussão inicial sobre a formação pedagógica, a prática docente e o curso de pedagogia. 2011. 62 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho tem como tema principal a formação pedagógica inicial de professores da Educação Profissional. A presente pesquisa tem como objetivo analisar a importância desta formação para o exercício docente e a sua relação com a proposta de formação de professores pelo curso de licenciatura de Pedagogia. O referencial teórico estudado abordou a trajetória histórica da Educação Profissional no Brasil; o papel da formação profissional de trabalhadores nesta modalidade de ensino; as características da prática educativa docente; a proposta de formação do curso de licenciatura de Pedagogia; e a legislação pertinente à formação de professores para a Educação Profissional. A pesquisa empírica objetivou apresentar o perfil de formação dos professores que atuam na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Os resultados encontrados demonstram que a maioria dos professores desta Rede Federal atua sem formação pedagógica inicial e consideram esta formação como fundamental e necessária para o exercício docente. A análise da proposta do curso de licenciatura de Pedagogia permitiu verificar a ausência de referências sobre a Educação Profissional. A proposta atual desta licenciatura não compreende a formação pedagógica de professores desta modalidade, sendo necessário repensar esta proposta curricular, de modo a contemplar o campo da Educação Profissional. Para esta ação, torna-se necessário o aprofundamento de estudos com vistas a propor soluções e caminhos que tornem possível integrar a Educação Profissional no contexto formativo do curso de licenciatura de Pedagogia. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work takes as a main subject the initial pedagogic formation of teachers of the Professional Education. The present inquiry has as I aim to analyse the importance of this formation for the teaching exercise and his relation with the proposal of teachers' formation for the course of degree course of Pedagogy. The studied theoretical referential system boarded the historical trajectory of the Professional Education in Brazil; the paper of the professional formation of workers in this teaching kind; the characteristics of the teaching educative practice; the proposal of formation of the course of degree course of Pedagogy; and the relevant legislation to the teachers' formation for the Professional Education. The empirical inquiry aimed to present the profile of formation of the teachers who act in the Federal Net of Professional, Scientific and Technological Education. The considered results demonstrate that most of the teachers of this Federal Net act without initial pedagogic formation and consider this formation like basic and necessary for the teaching exercise. The analysis of the proposal of the course of degree course of Pedagogy allowed to check the absence of references on the Professional Education. The current proposal of this degree course does not understand the pedagogic formation of teachers of this kind, being necessary this proposal rethinking curricular, in way to contemplate the field of the Professional Education. For this action, the deepening study becomes necessary with sights to propose solutions and ways that make possible to integrate the Professional Education in the formative context of the course of degree course of Pedagogy.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
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