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Título: “Comer bioma” : o uso alimentar de produtos da sociobiodiversidade do Cerrado por restaurantes de Brasília
Autor(es): Mendes, Mayara Jacob
Orientador(es): Guéneau, Stéphane Gérard Emile
Assunto: Cerrado
Alimentos sustentáveis
Data de apresentação: Jun-2019
Data de publicação: 9-Set-2022
Referência: MENDES, Mayara Jacob. “Comer bioma”: o uso alimentar de produtos da sociobiodiversidade do Cerrado por restaurantes de Brasília. 2019. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: É notável o crescente interesse em relacionar alimentação e sustentabilidade como estratégia e instrumento de ação para solução de problemas ambientais, uma vez que a alimentação sustentável urbana é um dos problemas mais importantes dos nossos tempos. Os problemas ambientais e sociais do atual modelo de produção agrícola, baseado principalmente em produtos padronizados, ultraprocessados e longe de sua origem cultural já são conhecidos, principalmente pelos impactos de degradação ambiental e insegurança alimentar. Em resposta a esse modelo, atualmente emerge movimentos alternativos que buscam amenizar tais impactos, refletindo sobre novas formas de se relacionar com os alimentos do consumo a produção. Diante do cenário urbano, onde a aquisição por alimentação fora do lar é crescente, os estabelecimentos gastronômicos tornam-se cada vez mais, fontes de lazer e entretenimento para os residentes e turistas. Brasília, considerada hoje o 3º polo gastronômico do país está localizada no bioma Cerrado, um dos mais ameaçados por práticas do agronegócio atualmente. Diante desse contexto, encontrou-se nos restaurantes gastronômicos da capital um espaço oportuno para o fortalecimento de práticas alimentares sustentáveis voltadas principalmente a conservação do bioma Cerrado. Assim sendo, o objetivo geral desse trabalho, é analisar as contribuições dos restaurantes para a transição de uma alimentação sustentável na cidade de Brasília. Foram estudados treze (13) restaurantes que inicialmente apresentavam maior expressão na comercialização de alimentos da sociobiodiversidade do Cerrado, alimentação saudável, orgânica e/ou regional. Para obtenção dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os chefs/proprietários dos restaurantes, afim de identificar as motivações, práticas, valores e interesses dos gestores no fortalecimento de uma alimentação sustentável e no uso de produtos locais e regionais. A análise das entrevistas nos possibilitou identificar aspectos importantes que motivam os chefs a criarem restaurantes inovadores, como por exemplo, sua trajetória e a busca por novas experiências gastronômicas, além de permitirem identificar os principais traços que formam seus perfis demonstrando as diversas formas de agir em prol do meio ambiente e do Cerrado através da alimentação e dos espaços gastronômicos.
Abstract: Once providing sustainable food to the cities has become one of the biggest problems of our time, the correlation between food and sustainability as a strategy for the mitigation of enviromental problems has become a major issue. The social and enviromental problems related to the current agrobusiness model are already know due to the enviromental impacts as well as food insecurity. In response to this model, we have alternative tendencies that look for the mitigation of this impacts trough a new way of relationship with both food and how they are produced, Upon the urban cenary, where we buy food everytime, restaurantes and bars become moreand more na enterteinemant activity for both residentes and tourists. Brasilia, today considered to be the third best place to eat and drink in the country is located in the Cerrado Bioma, considered to be a hotspot due to high agricultural practicies. Inthis places is possible to develop practices that contributes to the conservation of this ecosystem. The main goal of this paper is to analyze the contribuition of this restaurants towards ansustainable feeding in Brasilia. Thirteen restaurantes were analyzed that were selected due to high comercialization of Cerrado products, health organic and reginal food. Interviews were conducted in orther to colect data related to motivation, practives, values and interestes of the chefs and owners concerning the use of local and regional products. The analysis of the interviews identified diferente aspects that motivates the chefs, as personal trajectory as well as the constant search for new experiencies, besides providing the identification of the main pieces of the diferent profiles that contributes to the conservation of the nature trough our eating habits.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Geociências, Instituto de Química, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia - Departamento de Economia, 2019.
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