Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31876
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_CatarinaBalduinoSollaci_PollyneCoutinhoLima_tcc.pdf880,75 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Potencialidade dos dados WPM CBERS 4A para a identificação da interferência antrópica em elementos do ciclo hidrológico no Campus Darcy Ribeiro
Autor(es): Sollaci, Catarina Balduino
Lima, Pollyne Coutinho
Orientador(es): Baptista, Gustavo Macedo de Mello
Assunto: Sensoriamento remoto
Vegetação
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 12-Set-2022
Referência: SOLLLACI, Catarina Balduino; LIMA, Pollyne Coutinho. Potencialidade dos dados WPM CBERS 4A para a identificação da interferência antrópica em elementos do ciclo hidrológico no Campus Darcy Ribeiro. 2021. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O crescimento territorial acelerado gera impactos ambientais como o aumento de áreas impermeáveis e consequente redução da vegetação. Tais impactos afetam diretamente a qualidade e disponibilidade da água. Nesse sentido, torna-se relevante para o planejamento territorial urbano o levantamento de informações relativas aos elementos do ciclo hidrológico no contexto urbano, com objetivo de estabelecer medidas que minimizem os impactos ambientais. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a potencialidade dos dados do sensor WPM do satélite CBERS 4A para a identificação das interferências antrópicas em elementos do ciclo hidrológico (interceptação, infiltração e escoamento superficial), no campus Darcy Ribeiro. Isso foi realizado, por meio da detecção dos efeitos da sazonalidade climática no comportamento da vegetação, utilizando modelos de sequestro de carbono. Foi possível diferenciar os estratos vegetativos e identificar as áreas com e sem vegetação, e quais dessas áreas possuem ou não interferências antrópicas. A vegetação arbórea demonstra menor dependência hídrica em relação à vegetação herbácea, que tem água como fator limitante. Portanto extratos herbáceos diminuem sua atividade fotossintética em períodos secos e a vegetação arbórea mantém atividade alta. Baseando-se nos resultados obtidos confirmou-se a potencialidade dos dados do satélite CBERS 4A/sensor WPM para identificação dos elementos do ciclo hidrológico.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Geociências, Instituto de Química, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia - Departamento de Economia, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Ambientais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.