Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31878
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_FernandaLeal_RosaCartagenes_tcc.pdf21,2 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Subsídios à elaboração do plano de manejo da arie Capetinga/Taquara na Fazenda Água Limpa – UnB
Autor(es): Leal, Fernanda Martins
Cartagenes, Rosa Cristina da Conceição
Orientador(es): Cavalcanti, Roberto Brandão
Assunto: Unidades de conservação da natureza
Zoneamento ambiental
Cerrado
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 12-Set-2022
Referência: LEAL, Fernanda Martins; CARTAGENES, Rosa Cristina da Conceição. Subsídios à elaboração do plano de manejo da arie Capetinga/Taquara na Fazenda Água Limpa – UnB. 2021. 146 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: No Brasil, o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) – Lei nº 9.985/2000 - instituiu diversas categorias de áreas ambientalmente protegidas. Um dos tipos legais previstos, as Áreas de Relevante Interesse Ecológico (ARIE), são aquelas “que possuam características naturais extraordinárias ou abriguem exemplares raros da biota regional, exigindo cuidados especiais de proteção por parte do Poder Público”, definição apresentada pelo Decreto 89336/1984. O objetivo deste trabalho é subsidiar a elaboração do Plano de Manejo da ARIE Capetinga/Taquara, inscrita no território da Fazenda Experimental Água Limpa (FAL) pertencente à Universidade de Brasília-UnB. Coligimos as publicações sobre o ambiente, espécies e ecossistemas da área em questão entre 1980 e 2021, bem como citações de registros anteriores e listagens dos diversos ecossistemas do Bioma Cerrado, com a ocorrência de espécies na mesma. Elaboramos mapas de uso do solo de 1985, 1995, 2005 e 2019, com dados do Sistema Map Biomas. Os resultados indicam a presença de 40 espécies de fauna ameaçada, em sua maioria endêmicas ao Cerrado, e 20 espécies vulneráveis da flora, incluindo 3 endêmicas ao DF. A análise revelou que 92% da área mantém cobertura de vegetação natural, incluída a quase totalidade da ARIE e da Estação Ecológica da UnB. A proposta de Zoneamento da ARIE (total 2400ha) é designar 2100ha como Zona de Preservação, 223ha como Zona de Conservação para usos não destrutivos, e 60ha como Zona de Uso Restrito, para usos de baixo impacto. O presente estudo permitiu a detecção de uma fitofisionomia de biota endêmica característica do Bioma Cerrado, não classificada anteriormente para a área - os Campos Rupestres, distribuídos nos afloramentos rochosos e concreções cristalinas nas encostas da bacia do Capetinga, dentro da paisagem de campos sujos e campos cerrados. Em conclusão, o grande valor ecológico da área justifica sua designação como ARIE e como área-núcleo da Reserva da Biosfera do Cerrado pela UNESCO, e a proposta de zoneamento demonstra ser possível conciliar os interesses de provimento de serviços ambientais, educação ambiental, ecoturismo, pesquisa e ensino na FAL.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Geociências, Instituto de Química, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia - Departamento de Economia, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Ambientais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.