Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31893
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AdrianaMariaPenaDeAbreu_tcc.pdf541,58 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O processo de gestão de unidade de internação do sistema socioeducativo de Manaus – Amazonas
Autor(es): Abreu, Adriana Maria Pena de
Orientador(es): Ortegal, Leonardo Rodrigues de Oliveira
Assunto: Socioeducação
Unidade do sistema socioeducativo
Gestão institucional
Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE)
Data de apresentação: 5-Mar-2022
Data de publicação: 12-Set-2022
Referência: ABREU, Adriana Maria Pena de. O processo de gestão de unidade de internação do sistema socioeducativo de Manaus – Amazonas. 2022. 34 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O documento objetiva visibilizar de forma simples, como se dá o processo de contratação e/ou ingresso do gestor para direcionar uma unidade socioeducativa no estado do Amazonas. O texto sintetiza as vivências diárias do gestor ao assumir um cargo de direção, e como problematizam as dificuldades enfrentadas e avanços no cotidiano institucional. A partir do estudo de caso, descrevemos e analisamos o traçar de um paralelo, entre o que as Legislações asseguram na execução da política de atendimento, e a total realidade de um gestor de unidade, no desenvolvimento diário das ações que lhe são conferidas. Considerando que para o sucesso do trabalho atribuído ao gestor, é imprescindível o funcionamento das atribuições elencadas Legislações do ECA e SINASE, por intermédio do que compete as atribuídas as políticas Públicas, através de um Sistema de Garantia de Direitos. Entendemos por fim, que as práticas não somente do gestor em um Centro socioeducativo, como a todo colegiado dos profissionais que atuam no âmbito da Socioeducação, estão em processo de construção, necessitando de novas reflexões que possam assegurar uma real qualificação para a execução do cotidiano socioeducativo.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.