Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31930
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_PaulaBeatrizFerreiraDoNascimento_tcc.pdf424,49 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A gênese de Policarpo Quaresma a partir da memória da literatura
Outros títulos: Policarpo Quaresma’s genesis from the memory of literature
Autor(es): Nascimento, Paula Beatriz Ferreira Gomes do
Orientador(es): Rodrigues, Fabricia Walace
Assunto: Literatura brasileira
Personagens literários
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 15-Set-2022
Referência: NASCIMENTO, Paula Beatriz Ferreira Gomes do. A gênese de Policarpo Quaresma a partir da memória da literatura. 2022. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho visa abordar o contexto de criação e desenvolvimento do personagem principal da obra O Triste Fim de Policarpo Quaresma de Lima Barreto, de modo a identificar sua relação com os conceitos de memória apresentados por diversos pensadores que abordaram o tema em seus escritos. Busca-se, aqui, apresentar a memória como sendo responsável pela personificação e caracterização dos personagens dentro do texto literário em questão, especialmente de seu protagonista. Além de mostrá-la como sendo mecanismo criador da trama em si. Para isso, partindo de uma tríade de conceitos fundamentais, busca-se delimitar e entender a importância da memória para a literatura como um todo e para o texto analisado. Além disso, têm-se como objetivo apresentar parte da fortuna crítica do autor da obra em questão, com o objetivo de analisar a influência da crítica literária na vida e obra de Lima Barreto.
Abstract: The present work aims to approach the context of creation and development of the main character in the work O Triste Fim de PolicarpoQuaresma by Lima Barreto, in order to identify his relation with the concepts of memory presented by several thinkers who approached the theme in their writings. The purpose here is to present memory as being responsible for the personification and characterization of the characters within the literary text in question, especially of its protagonist. Besides showing it as a creative mechanism of the plot itself. For this, starting from a triad of fundamental concepts, we seek to delimit and understand the importance of memory for literature as a whole and for the analyzed text. Besides this, the aim is to present part of the critical fortune of the author of the work in question, with the objective of analyzing the influence of literary criticism on Lima Barreto's life and work.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.