Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31933
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_TaynaraKatyelleSaturninaSevero_tcc.pdf276,96 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Literatura e escola : a formação do leitor no ensino médio
Autor(es): Severo, Taynara Katyelle Saturnina
Orientador(es): Pereira, Danglei de Castro
Assunto: Leitura
Ensino médio
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 15-Set-2022
Referência: SEVERO, Taynara Katyelle Saturnina. Literatura e escola: a formação do leitor no ensino médio. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O hábito da leitura é apontado como importante para o desenvolvimento da compreensão e do pensamento crítico, quesitos estes que são fundamentais para estudantes no ensino médio, principalmente para aqueles que pretendem dar continuidade em sua carreira acadêmica. Neste sentido, a presente pesquisa possui como objetivo geral apresentar o papel da literatura desenvolvida no ambiente escola para a formação do leitor durante o ensino médio. Os objetivos específicos buscarão apresentar e conceituar oque são hábitos e como se formam, destacar o que é o hábito da leitura, sua importância e habilidades, bem como apresentar a reestruturação da metodologia de ensino nas aulas de língua portuguesa com o foco na literatura, como ferramenta de desenvolvimento da leitura no ensino brasileiro, por fim, abordar a formação do leitor no ensino médio e o papel do professor. Para o desenvolvimento do estudo, optou-se pelo método de revisão bibliográfica, tendo como fontes de pesquisa artigos, livros, teses e obras similares de cunho científico. Conclui-se que, o hábito da leitura é considerado benéfico para toda e qualquer idade, mais especificamente para adolescentes que cursam o ensino médio. Logo, além de agregar conhecimento sobre assuntos variados, poderá despertar o pensamento crítico dos estudantes. Por fim, sugere-se a realização futura de um novo estudo, onde seja aplicado um estudo de caso, tendo a finalidade de avaliar uma determinada turma do ensino médio e alunos que tenham concluído o ensino médio recentemente, o hábito da leitura, o incentivo à leitura estimulado em sala de aula e também como os pais se posicionam mediante esta importante atividade, os resultados ajudarão a compreender, quais estímulos a leitura tem sido eficaz, e de que forma isso tem impacto na vida escolar e acadêmica dos alunos.
Abstract: The habit of reading is pointed out as important for the development of understanding and critical thinking, questions that are important for high school students, especially for those who intend to continue their academic career. In this sense, the present research has as general objective to present the role of literature developed in the school environment for the formation of the reader during high school. The specific objectives will seek to present and conceptualize what habits are and how they are formed, highlight what the reading habit is, its importance and skills, as well as present the restructuring of the teaching methodology in Portuguese language classes with a focus on literature, as a reading development tool in Brazilian education, finally, to approach the formation of the reader in high school and the role of the teacher. For the development of the study, the method of bibliographic review was chosen, having as sources of research articles, books, theses and similar works of a scientific nature. It is concluded that the habit of reading is considered beneficial for any age. Specifically for teenagers who attend high school, the habit of reading, in addition to adding knowledge about various subjects, can arouse students' critical thinking. Finally, it is suggested that a new study be carried out in the future, where a case study is applied, with the purpose of evaluating and a particular high school class and also students who have recently completed the teaching method, school the habit of reading, encouraging reading stimulated in the classroom and also how parents position themselves through this important activity, the results will help to understand, which reading stimuli have been effective, and how this has an impact on the school and academic life of children. students.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.