Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31937
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LucasOrsiRossiPereira_tcc.pdf656,13 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Aspectos do movimento desconstituinte no Brasil : a liberação da terceirização da atividade-fim como prática desconstituinte
Autor(es): Pereira, Lucas Orsi Rossi
Orientador(es): Pinto, Cristiano Otávio Paixão Araújo
Assunto: Direito constitucional
Direito - história
Arguição de descumprimento de preceito fundamental
Data de apresentação: 5-Mai-2022
Data de publicação: 15-Set-2022
Referência: PEREIRA, Lucas Orsi Rossi. Aspectos do movimento desconstituinte no Brasil : a liberação da terceirização da atividade-fim como prática desconstituinte. 2022. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Esta monografia de conclusão de curso se propõe a analisar a liberação da terceirização da atividade-fim como uma prática desconstituinte, a partir do julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 324/DF pelo Supremo Tribunal Federal. Inicialmente, recupera-se o contexto de disputa por uma nova constituição, bem como de resistências a uma ruptura jurídica com o regime militar, a fim de se compreender a Assembleia Nacional Constituinte de 1987/1988 como um processo constituinte democratizador. Em seguida, busca-se entender o que seriam as ofensivas desconstituintes e desdemocratizadoras em curso no Brasil e como elas se expressam a ponto de caracterizar um movimento desconstituinte. Um dos alvos dessas investidas contra o texto constitucional é o direito do trabalho, cujo exemplo emblemático de destruição é a liberação da terceirização da atividadefim. Nesse sentido, recupera-se o histórico legislativo e jurisprudencial da terceirização e analisa-se o julgamento da ADPF 324 como uma atitude desconstituinte. Para tanto, consultouse Diários do Congresso Nacional, pronunciamentos de políticos e jornais das décadas de 1970 e 1980, produção acadêmica, legislação federal e jurisprudência.
Abstract: This undergraduate thesis aims at analysing the liberation of outsourcing as a deconstituent practice, from the judgement of the Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 324/DF, by the Brazilian Federal Supreme Court. Firstly, the context of dispute for a new constitution is recovered, as well as the resistances to a legal rupture with the military regime, in order to understand the National Constituent Assembly of 1987/1988 as a democratizing constituent process. Moreover, it seeks to understand what the deconstituent and dedemocratizing offensives taking place in Brazil are and how they express a strategic constitutional dismemberment movement. One of the targets of these attacks against the constitutional text is Labor Law, whose emblematic example of destruction is in the liberation of outsourcing. In this sense, the legislative and case law history of outsourcing is recovered and the judgement of the ADPF 324 is analyzed as a deconstituent attitude. Therefore, Diaries of the National Congress, pronouncements of politicians and newspapers from the 1970s and 1980s, academic production, federal legislation and doctrine were consulted.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.