Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31939
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_LarissaAideAraujoRocha_tcc.pdf5,29 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do desempenho de métodos de sincronização e equalização para sistemas OFDM em canais ruidosos e dispersivos no tempo
Autor(es): Rocha, Larissa Aidê Araújo
Orientador(es): Araújo, Daniel Costa
Assunto: Processamento de sinais - técnicas digitais
Sistemas de comunicação sem fio
Modulação (Eletrônica)
Data de apresentação: 10-Dez-2020
Data de publicação: 15-Set-2022
Referência: ROCHA, Larissa Aidê Araújo. Análise do desempenho de métodos de sincronização e equalização para sistemas OFDM em canais ruidosos e dispersivos no tempo. 2020. 91 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O trabalho tem como objetivo avaliar o desempenho da técnica OFDM em canais dispersivos no tempo levando em consideração a perda de sincronismo. O método de sincronização adotado neste trabalho explora as propriedades de correlação da sequência Zadoff-Chu (ZC). Já para a compensação do sinal é proposto um equalizador de forçagem a zero (Zero Forcing - ZF) e um equalizador de mínimo erro quadrático médio (Minimum Mena Square Error - MMSE), ambos baseados na estimativa de canal por Mínimos Quadrados (Least-Square - LS) através da inserção de pilotos. Ademias o objetivo do trabalho estende-se em empregar os métodos implementados se sincronização e equalização em um sistema MISO-OFDM a partir de um cenário Cee-Free afim de avaliar seu desempenho. O estudo contará com o desenvolvimento de um algoritmo desenvolvido no software Matlab para verificar o desempenho dos métodos propostos no sistema OFDM.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Eletrônica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.