Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31957
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AnaCristinaFerreiraSantos_tcc.pdf393,92 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Perfil dos jovens estudantes que ingressaram na unidade de internação de São Sebastião, no Distrito Federal
Autor(es): Santos, Ana Cristina Ferreira
Orientador(es): Lima, Adalberto de Salles
Assunto: Socioeducação
Adolescentes em privação de liberdade
Medidas socioeducativas
Data de apresentação: 22-Fev-2022
Data de publicação: 16-Set-2022
Referência: SANTOS, Ana Cristina Ferreira. Perfil dos jovens estudantes que ingressaram na unidade de internação de São Sebastião, no Distrito Federal. 2022. 25 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A presente pesquisa busca analisar de forma introdutória o campo de estudo da socioeducação a partir do perfil social de jovens estudantes da Unidade de Internação de São Sebastião, no Distrito Federal (DF). O objetivo principal é entender como a relação entre alguns marcadores sociais ajudam a conhecer parte do perfil social de jovens em situação de cumprimento de medida socioeducativa numa localidade urbana do Distrito Federal. A metodologia tem como base o método qualitativo a partir da análise documental. Para isso, foi utilizada a relação atualizada de 63 estudantes enturmados no final do ano letivo de 2021 fornecida pela secretaria da escola vinculada à Unidade de Internação. Foram analisadas as categorias: cor/raça, a escolaridade (ao ingressar na medida), idade e local de residência. O documento Perfil e Percepção Social dos Adolescentes em Medida Socioeducativa no Distrito Federal foi utilizado para compreender de forma mais ampla essas categorias no DF. A compreensão do perfil social desses jovens estudantes nos auxilia a traçar padrões que se repetem e que perpetuam o estigma da produção de indivíduos cujo o destino já nasce escrito, assim essa pesquisa visa contribuir, ainda que parcialmente, para o arcabouço de dados que possibilitam uma visão ampla dos marcadores sociais mais presentes no contexto de cumprimento de medida socioeducativa no Distrito Federal.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.