Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31999
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_IsabelaHarumiOshiroYamaguchi_tcc.pdf1,56 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise das propriedades psicométricas da escala de clima organizacional usada em avaliações educacionais
Autor(es): Yamaguchi, Isabela Harumi Oshiro
Orientador(es): Vinha, Luís Gustavo do Amaral
Assunto: Clima organizacional
Avaliação educacional
Modelo de resposta gradual
Teoria de resposta ao item
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 21-Set-2022
Referência: YAMAGUCHI, Isabela Harumi Oshiro. Análise das propriedades psicométricas da escala de clima organizacional usada em avaliações educacionais. 2021. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O objetivo deste trabalho consiste em analisar as propriedades psicométricas da escala utilizada para mensurar o clima organizacional das escolas públicas do Distrito Federal. O instrumento de pesquisa analisado possui 40 itens, com cinco opções de resposta, e foi respondido por 4197 profissionais que atuavam como regentes em unidade escolar no ano de 2019. Para analisar os dados, foi utilizado o Modelo de Resposta Gradual de Samejima. Os itens foram analisados, também, por meio do coeficiente de fidedignidade e por meio de medidas da Teoria Clássica dos Testes. Observou-se que, no geral, os itens possuem alta discriminação e uma maior concentração de respostas nas categorias de concordância com a afirmação. A modificação do teste deu-se pela junção de categorias de respostas. O modelo modificado apresentou melhor valor para o coeficiente de fidedignidade, além de permitir uma melhor interpretação dos dados. Sendo o clima organizacional um fator que influencia em diversos aspectos da escola, é importante entender como o clima é percebido pelos professores e quais são os fatores que mais influenciam nessa percepção.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Estatística



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.