Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32001
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_ShayaneDosSantosCordeiro_tcc.pdf2,3 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo dos fatores associados ao ingresso de estudantes da Universidade de Brasília no curso não desejado : uma aplicação de regressão logística
Autor(es): Cordeiro, Shayane dos Santos
Orientador(es): Costa, Maria Teresa Leão
Assunto: Regressão logística (Estatística)
Ensino superior
Universidade de Brasília (UnB) - estudantes
Data de apresentação: Mai-2021
Data de publicação: 21-Set-2022
Referência: CORDEIRO, Shayane dos Santos. Estudo dos fatores associados ao ingresso de estudantes da Universidade de Brasília no curso não desejado: uma aplicação de regressão logística. 2021. 89 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Conhecer o perfil dos ingressantes do ensino superior é fundamental para subsidiar políticas para acesso e permanência do corpo discente e assegurar sua posterior formação. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo analisar o perfil dos ingressantes da Universidade de Brasília, durante os anos de 2012-2017, utilizando a base de dados da pesquisa “Perfil dos Estudantes da Universidade de Brasília - Etapa Registro” conduzida pelo Observatório da Vida Estudantil. Sendo verificadas mudanças principalmente nas variáveis que compõem aspectos econômicos e vinculados a trajetória de ensino, escolhas e perspectivas do ingressante. Dentre esses aspectos estudados o elevado número de estudantes que não ingressam no curso desejado chamou a atenção. Estudos apontam para um percentual significativo de desistência entre os estudantes que não ingressaram no curso desejado, como consequência torna-se crucial analisar fatores que podem ter peso no processo de escolha do curso pelo estudante. Foi proposto um modelo de regressão logística para estudar quais fatores podem ter relação com esse alto percentual de não ingressantes no curso desejado por sua natureza binária. Após verificar a significância foram definidas as seguintes variáveis para compor o modelo selecionado: ano e modalidade de ingresso, campus, curso por prestígio, sexo, estado civil, renda mensal, nível de escolaridade dos pais, tipo de instituição que fez o ensino médio, se realizou curso preparatório, número de tentativas, trocaria de curso, perspectiva profissional e idade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Estatística



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.