Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32003
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AlvaroJeronimoDaSilvaKothe_tcc.pdf8,53 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise dos dados do AirBnb usando regressão quantílica
Autor(es): Kothe, Álvaro Jeronimo da Silva
Orientador(es): Rodrigues, Thais Carvalho Valadares
Assunto: Aluguel
AirBnB
Regressão Bayesiana
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 21-Set-2022
Referência: KOTHE, Álvaro Jeronimo da Silva. Análise dos dados do AirBnb usando regressão quantílica. 2021. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O modelo de regressão quantílica é capaz de modelar o quantil condicional da variável resposta, além de possuir diversas propriedades de invariância e garantir um conhecimento maior da variável resposta que não seria fornecido pela média. Além disso, a regressão quantílica é um ótimo método sobre dados assimétricos por ser mais robusta. Estendendo esse método para dados espaciais tem-se a regressão quantílica espacial Bayesiana. Neste trabalho será utilizado o modelo proposto por Reich et al. (2011), que realiza estimativas em duas etapas para dados correlacionados espacialmente. O intuito desse trabalho é estudar as hospedagens do Airbnb do Rio de Janeiro, em que o preço da diária do aluguel se apresentou assimétrico e correlacionado espacialmente para algumas medidas resumo. Foram aplicados métodos de regressão quantílica apresentados acima a fim de verificar os principais aspectos de uma acomodação e do seu hospedeiro que influenciam no seu preço. Com o modelo espacial foi possível observar que existem aspectos da acomodação que impactam de forma semelhante entre os bairros, como por exemplo, o número de camas na acomodação. No geral, a região sudeste, além de ser a que possui o maior número de anúncios, é a que apresenta os aluguéis mais caros. Em contrapartida, a região nordeste foi a que se apresentou mais econômica. Foi realizada uma análise mais detalhada para a mediana do preço do aluguel, e observou-se que duas das variáveis que mais impactam no preço mediano são o número máximo de hóspedes e o número de quartos. Além disso, algumas relações interessantes são a presença de ar condicionado, que está associada a um aumento no valor do aluguel de 13,6% a 61,7% dependendo da região de interesse, e se o anfitrião é um superhost, que está associado a uma redução no valor do aluguel em 18,6%, ou um aumento em 17,8%, dependendo da região de interesse.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Estatística



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.