Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32034
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AmandaLimaCarreiro_tcc.pdf424,97 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Efeito da covid-19 na despesa do pessoal ativo de empresas com ações negociadas em bolsas de valores dos Estados Unidos
Autor(es): Carreiro, Amanda Lima
Orientador(es): Lustosa, Paulo Roberto Barbosa
Assunto: Covid-19
Empresas
Pandemia
Salários
Data de apresentação: 28-Abr-2022
Data de publicação: 22-Set-2022
Referência: CARREIRO, Amanda Lima. Efeito da covid-19 na despesa do pessoal ativo de empresas com ações negociadas em bolsas de valores dos Estados Unidos. 2022. 23 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: No final de 2019 com o surgimento do novo coronavírus Sars-Cov-2 (COVID-19) o mundo entrou em alerta com a forma de propagação desta doença. Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde, motivada pela disseminação rápida e descontrolada da doença, a elevou ao status de Pandemia. As pandemias causam grandes mudanças no cotidiano dos indivíduos, sendo uma das principais o isolamento social de um grupo de pessoas. No cenário da COVID-19, por parte do governo, a adoção de recomendações e normatizações provocou o rompimento brusco das interações físico-sociais das pessoas, afetando diretamente as atividades laborais na modalidade presencial, bem como os sistemas de locomoção, de saúde e bem-estar, etc. Em muitos países que adotaram estes tipos de medidas, somente eram permitidos funcionar as atividades classificadas como sendo essenciais, especificamente, de saúde e alimentação. Diante o objetivo deste estudo é investigar a evolução temporal, de 1980 a 2020, das seguintes variáveis: quantidade anual de empregados; despesas com o pessoal ativo e receita operacional das empresas. Metodologicamente, é realizada uma comparação da grandeza das variáveis acima nos anos anteriores e no primeiro ano da pandemia da COVID-19. Os resultados sinalizam que: (i) como esperado, a receita operacional total das empresas da amostra caiu no ano de 2020 em relação a 2019, mas se manteve acima da média de todos os anos anteriores; (ii) a relação entre a despesa total com o pessoal ativo e a receita operacional total aumentou de forma estatisticamente significativa no ano de 2020, indicando que provavelmente as empresas optaram, na média, por reter seus empregados no primeiro ano da pandemia, ao invés de demiti-los, mesmo com receita operacional em queda; e (iii) a despesa média por empregados em 2020 foi a segunda maior ao longo dos anos analisados.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.