Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32037
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AmandaCrisostomoLopesGomes_tcc.pdf416,65 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ensaio teórico sobre o conceito de insumo para fins de creditamento de PIS/COFINS : uma correlação entre os conceitos contábeis, administrativo e jurídico.
Autor(es): Gomes, Amanda Crisóstomo Lopes
Orientador(es): Pereira, Clésia Camilo
Assunto: Contabilidade de custo
Programa de Integração Social (PIS)
Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS)
Tributos
Data de apresentação: 3-Mai-2022
Data de publicação: 22-Set-2022
Referência: GOMES, Amanda Crisóstomo Lopes. Ensaio teórico sobre o conceito de insumo para fins de creditamento de PIS/COFINS: uma correlação entre os conceitos contábeis, administrativo e jurídico. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O conceito de insumo para fins de creditamento de PIS e COFINS, sob a sistemática não-cumulativa, no artigo 3°, inciso II, das Leis n°s 10.637/2002 e 10.833/2003, é o tema de uma das principais contradições do sistema tributário brasileiro devido a vacância do termo na legislação das contribuições. As discussões entre Fisco e contribuinte se deu na publicação das Instruções Normativas n.°s 247/2002 e a 404/2004, onde a Receita Federal equiparou o conceito de insumo do PIS/COFINS ao do IPI. Por meio de recursos, o tema chegou à esfera administrativa do CARF e a judicial do STJ que, após anos de oscilações de entendimento, hoje adotam a posição intermediária, onde o conceito de insumo é relacional ao processo produtivo, tendo como critério a essencialidade e relevância do item. A 4° Vara Federal de Campo Grande, tendo como base o entendimento do STJ no Recurso Especial 1.221.170, concedeu direito a crédito aos gastos com a implementação da LGPD á uma empresa varejista de comércio de roupas, considerando-os essenciais à atividade da empresa, no entanto, do ponto de vista da contabilidade de custos, prevalece a essência sobre a forma, onde insumo é todo custo ligado ao processo produtivo, direta ou indiretamente. Este estudo, em estrutura de ensaio teórico, procura contribuir para essa discussão, haja vista que embora haja um conceito contábil de insumo, o profissional da área deve estar atento à evolução do entendimento nas áreas correladas que impactam e complementam a sua função.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.