Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32045
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_BeatrizLimaItacaramby_tcc.pdf388,77 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da legibilidade dos relatórios de gerenciamento de riscos de companhias abertas do setor da saúde no ano de 2020
Autor(es): Itacaramby, Beatriz Lima
Orientador(es): Nunes, Danielle Montenegro Salamone
Assunto: Gestão de riscos
Informação contábil
Evidenciação contábil
Data de apresentação: 3-Mai-2022
Data de publicação: 22-Set-2022
Referência: ITACARAMBY, Beatriz Lima. Análise da legibilidade dos relatórios de gerenciamento de riscos de companhias abertas do setor da saúde no ano de 2020. 2022. 26 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A contabilidade tem o papel importante de entregar as informações contábeis a seus usuários. Com isso, surgiram diversos métodos para a divulgação das informações, sendo eles numéricos ou narrativos. O formulário de referência surge como um dos métodos narrativos para a divulgação contábil que atualmente é exigido pela CVM. Como seção desse formulário, está presente o relatório de gerenciamento de riscos que é de suma importância para a tomada de decisão de investidores da bolsa de valores do Brasil, a B3. No ano de 2020, o setor da saúde ganhou papel de destaque pela pandemia do Covid-19 e, com isso, o objetivo desse estudo é analisar o nível de legibilidade, a dificuldade e a escolaridade necessária para que haja um bom entendimento dos relatórios de gerenciamento de riscos das empresas do setor de saúde listadas na B3, no ano de 2020. Ao todo, foram analisados 21 relatórios de gestão de riscos por meio do índice de legibilidade de Flesch. Adicionalmente, a legibilidade foi comparada ao ano de escolaridade dos brasileiros. Os resultados indicaram que em sua maioria, os relatórios de gestão de riscos possuem um nível de legibilidade baixa, uma dificuldade de leitura variando entre média e extremamente difícil e o nível de escolaridade necessário para leitura é predominantemente para brasileiros que possuem ensino superior. Por fim, nota-se, por meio da pesquisa, que relatórios de gerenciamento de riscos do setor de saúde de 2020 não fornecem informações claras e de fácil leitura, o que pode ser prejudicial à captação de novos investidores e possível perda dos mesmos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.