Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32061
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_DirceCristinaLeiteFerreira_tcc.pdf262,58 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Guerra fiscal do ISS na prestação de serviços físicos x digitais : uma análise do comportamento das alíquotas de ISS das capitais federais nos últimos dez anos
Autor(es): Ferreira, Dirce Cristina Leite
Orientador(es): Alcântara, Lucas Teles de
Assunto: Imposto sobre serviços
Guerra fiscal
Impostos - arrecadação
Data de apresentação: 28-Abr-2022
Data de publicação: 23-Set-2022
Referência: FERREIRA, Dirce Cristina Leite. Guerra fiscal do ISS na prestação de serviços físicos x digitais: uma análise do comportamento das alíquotas de ISS das capitais federais nos últimos dez anos. 2022. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Os serviços digitais têm ganhado destaque mundial nos últimos anos devido a sua flexibilidade de atuação, baixo custo operacional aos empreendedores e gerado comodidade em relação aos consumidores para aquisição desses serviços. Observando que os empreendedores digitais podem prestar seus serviços em qualquer lugar do globo terrestre, este estudo apresenta o seguinte objetivo: analisar comportamento das alíquotas do Imposto Sobre Serviço (ISS) das capitais nos últimos dez anos, comparando os serviços físicos versus os serviços digitais e verificar possibilidades de guerras fiscais em torno deste imposto. Os dados foram coletados através de respostas às solicitações enviadas às Prefeituras Municipais, conduzido através do Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) e pesquisa fundamental através dos Códigos Tributários Municipais. Dentre os principais resultados, observamos que as alíquotas para os serviços digitais apresentam maior concorrência do que os serviços físicos, porém essa diferença é bem sutil. Quanto à legislação, nota-se que há expectativas para maiores alterações no que diz respeito às atualizações dos códigos tributários municipais. A pesquisa demonstra também notável diversidade para os Estados definirem os percentuais das alíquotas para os serviços digitais, bem como a desarmonia das mesmas em comparação com os serviços físicos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.