Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32062
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_EduardoItioKunzelerYonezawa_tcc.pdf654,92 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Formulário de referência : uma análise dos aspectos dos controles internos e gestão de risco das instituições financeiras brasileiras do segmento S1
Autor(es): Yonezawa, Eduardo Itio Kunzler
Orientador(es): Nunes, Danielle Montenegro Salamone
Assunto: Instituições financeiras
Gestão de riscos
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 23-Set-2022
Referência: YONEZAWA, Eduardo Itio Kunzler. Formulário de referência: uma análise dos aspectos dos controles internos e gestão de risco das instituições financeiras brasileiras do segmento S1. 2022. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: As instituições financeiras do segmento S1 detiveram, no ano de 2020, uma participação de 81,80 % no segmento bancário comercial, considerada relevante. Diante disso, a presente pesquisa, tem como objetivo, analisar os aspectos envolvidos na gestão de riscos e controles internos dessas instituições, o que também implica em identificar quais os riscos enfrentados pelas mesmas. Para isso, foram obtidos os formulários de referência de cada instituição em seus respectivos sítios eletrônicos e realizada uma análise de conteúdo das seções 4.1 “Fatores de Risco” e 5 “Política de Gerenciamento de riscos e controles internos”. Sendo assim, como consequência dos resultados obtidos, em relação aos riscos enfrentados, constatou-se a predominância, respectivamente, do risco econômico, legal e financeiro; no tocante aos aspectos da gestão de riscos, constatou-se a relevância dos princípios de “Governança e Cultura” e “Performance” na composição de sua política e estrutura; e, por fim, no que diz respeito aos controles internos, foi constatado que quatro das instituições fazem uso da metodologia e critérios do COSO para a elaboração da estrutura e avaliação de eficácia dos mesmos, já as restantes, utilizam estruturas organizacionais específicas para garantir o funcionamento desses controles e administração dos riscos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.