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dc.contributor.advisorSilva, César Augusto Tibúrcio-
dc.contributor.authorNovais, Sofia Dias-
dc.identifier.citationNOVAIS, Sofia Dias. Uma análise da II Olimpíada Brasileira de Educação Financeira: prova e desempenho. 2022. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa tem por objetivo analisar a prova da II OBEF, realizada no ano de 2020 com uma amostra de 1883 alunos, sob a ótica das questões e dos resultados obtidos. O trabalho foi quantitativo, utilizando-se de entrevista com três organizadores do evento, em prol de adquirir a visão de um profissional com experiencia prática na aplicação da Olimpíada. Além disso, os softwares Orange, Gretl e Excel foram usados para analisar os dados. Com um enfoque mais voltado aos resultados, os mecanismos adotados foram o cálculo do índice de Flesch (legibilidade), estatística descritiva e distribuição de frequência, coeficiente de correlação, análise de agrupamentos e teste de média. Foram avaliadas pesquisas anteriores e os métodos aplicados no estudo são diferentes da análise realizada na literatura nacional com os resultados da OBEF. Sobre as questões, foi verificado se a legibilidade está coerente com o nível educacional dos participantes, o que propicia uma perspectiva de como a prova está elaborada e como poderia ser aprimorada. Além disso houve a correlação dos assuntos abordados na prova com aqueles inclusos na Base Nacional Comum Curricular e a dissertação de mestrado de Matta (2007). Em adição, verificou-se o nível de dificuldade de cada teste, a relação entre as questões através do dendrograma e o gráfico de calor das questões de cada teste, desse modo, buscando sob uma perspectiva dos resultados os pontos fortes e fracos da prova. É perceptível uma contribuição do estudo para a área contábil ao enfatizar a importância dos temas de educação financeira inclusos no conteúdo de finanças, o que traz uma maior valorização e visibilidade da área contábil. A metodologia usada na pesquisa pode ser aplicada não somente na OBEF, mas também em qualquer processo de avaliação.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação financeirapt_BR
dc.subject.keywordOlimpíada Brasileira de Educação Financeirapt_BR
dc.titleUma análise da II Olimpíada Brasileira de Educação Financeira : prova e desempenhopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-25T13:42:40Z-
dc.date.available2022-09-25T13:42:40Z-
dc.date.submitted2022-04-08-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/32085-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The research aims to analyze the proof of the OBEF II, carried out in the year 2020 with a sample of 1883 students, from the perspective of the questions and the results obtained. The work was quantitative, using an interview with three organizers of the event, in order to acquire the vision of a professional with practical experience in the application of the Olympics. In addition, the software Orange, Gretl and Excel were used to analyze the data. With a focus more on results, the mechanisms adopted were the calculation of the Flesch index (readability), descriptive statistics and frequency distribution, correlation coefficient, cluster analysis and mean test. Previous studies were evaluated, and the methods applied in the study are different from the analysis performed in the national literature with the OBEF results. On the issues, it was verified whether the readability is consistent with the educational level of the participants, which provides a perspective of how the test is prepared and how it could be improved. In addition, there was a correlation between the subjects covered in the test and those included in the Common National Curriculum Base and a master’s dissertation by Matta (2007). In addition, we verified the level of difficulty of each test, the relationship between the questions through the dendrogram and the heat graph of the questions of each test, thus seeking from a perspective of the results the strengths and weaknesses of the test. It is noticeable a contribution of the study to the accounting area by emphasizing the importance of financial education topics included in the content of finance, which brings a greater value and visibility of the accounting area. The methodology used in the research can be applied not only in OBEF, but also in any evaluation process.pt_BR
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