Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32093
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_CharlesChristianAlvesBicca_tcc.pdf586,97 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Abandono afetivo parental à luz da responsabilidade civil no direito brasileiro
Autor(es): Bicca, Charles Christian Alves
Orientador(es): Silva, Jardel Pereira da
Assunto: Responsabilidade civil
Pais e filhos (Direito)
Abandono afetivo
Responsabilidade dos pais
Data de apresentação: 25-Fev-2022
Data de publicação: 25-Set-2022
Referência: BICCA, Charles Christian Alves. Abandono afetivo parental à luz da responsabilidade civil no direito brasileiro. 2022. 34 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho busca esclarecer as dúvidas decorrentes do debate sobre a responsabilização civil de pais que abandonam seus próprios filhos. Interpreta toda a legislação brasileira que fundamenta os deveres decorrentes do poder familiar, em especial a Constituição Federal (1988), o Código Civil (2002) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990). Analisa toda a evolução da jurisprudência que ampara o dever de cuidado com os filhos menores de idade e faz uma comparação entre todas as decisões do Superior Tribunal de Justiça desde o ano de 2012, quando ocorreu a primeira condenação de um pai naquela Corte Especial decorrente de tal omissão parental. A pesquisa analisa todos esses julgados e os respectivos fundamentos favoráveis à condenação, ou não, de cada acórdão prolatado pelo STJ. Esclarece sobre a diferença entre a obrigação de cuidado com os filhos decorrente do poder familiar e a obrigação de afeto, que não existe. Apresenta ainda um panorama sobre as consequências do abandono parental na vida de crianças e adolescentes, bem como em toda a sociedade.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.