Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32105
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_ViniciusOliveiraTeixeira_tcc.pdf368,3 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliando as propriedades da liquidez : análise dos indicadores de liquidez e sua relação com a alavancagem operacional
Autor(es): Teixeira, Vinícius Oliveira
Orientador(es): França, José Antônio de
Assunto: Alavancagem operacional e financeira
Liquidez (Economia)
Empresas - lucratividade
Empresas - resultado operacional
Data de apresentação: Abr-2022
Data de publicação: 26-Set-2022
Referência: TEIXEIRA, Vinícius Oliveira. Avaliando as propriedades da liquidez: análise dos indicadores de liquidez e sua relação com a alavancagem operacional. 2022. 26 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este estudo investiga sobre a situação da liquidez das firmas e sua relação com a alavancagem operacional. A liquidez é desenvolvida sobre dois aspectos, capacidade nominal de pagamento e capacidade efetiva de pagamento. A capacidade efetiva é a capacidade nominal combinada com indicadores de atividade do negócio. A alavancagem operacional mede o desempenho operacional das firmas. Para alcançar o objetivo da pesquisa, foi utilizada uma amostra composta por 27 firmas ativas na Bovespa de 5 setores diferentes, em períodos trimestrais de 2017 a 2021, totalizando 540 observações para cada variável. Os resultados apontam que 19 das 27 firmas possuem uma fraca sustentabilidade da liquidez e que o Grau de Alavancagem Operacional se associa de forma indireta com os indicadores de liquidez, conforme o esperado, e que as médias dos indicadores das firmas não são desiguais entre si, exceto o indicador de eficiência financeira que apresentou diferença de média com todos indicadores da análise.
Abstract: This study investigates the liquidity situation of firms and its relationship with operating leverage. Liquidity is evolved on two aspects, nominal payment capacity and effective payment capacity. Effective capacity is nominal capacity combined with business activity indicators. Operating leverage measures the operating performance of firms. To achieve the research objective, a sample composed of 27 firms active on Bovespa from 5 different sectors, in quarterly periods from 2017 to 2021, was used, totaling 540 observations for each variable. The results show that 19 of the 27 firms have a weak liquidity sustainability and that the Operational Leverage Degree is indirectly associated with the liquidity indicators, as expected, and that the averages of the indicators of the firms are not unequal among themselves, except the financial efficiency indicator that showed a difference in average with all indicators in the analysis.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.