Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32177
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_VikiDeCastroNunes_tcc.pdf1,62 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O desenho na teoria da criatividade de Lowenfeld e Brittain : motivos que levam ao desinteresse pelo hábito de desenhar
Autor(es): Nunes, Viki de Castro
Orientador(es): Silva, Cayo Vinicius Honorato da
Assunto: Desenho
Processo criativo
Criatividade
Data de apresentação: 18-Dez-2020
Data de publicação: 30-Set-2022
Referência: NUNES, Viki de Castro. O desenho na teoria da criatividade de Lowenfeld e Brittain: motivos que levam ao desinteresse pelo hábito de desenhar. 2020. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho objetivou compreender o desenho na teoria de criatividade de Lowenfeld e os motivos pelos quais o sujeito para de desenhar, bem como identificar e descrever as experiências e desafios que professores e alunos enfrentam em ambiente escolar para tornar o ensino do desenho possível e proveitoso. A metodologia utilizada para coleta de dados foi a pesquisa bibliográfica, através do conteúdo levantado no referencial teórico sobre o desenho, o ensino do desenho, o desenvolvimento criativo da criança e principalmente o livro Desarrollo de la Capacidad Creadora de Viktor Lowenfeld e W. Lambert Brittain. A partir da análise de dados, pode-se perceber que os problemas acerca do ensino do desenho são antigos. Há uma precariedade de recursos e confusões quanto aos conceitos do desenho e do fazer desenho. Portanto, deve-se repensar a abordagem desse ensino para que os professores possam desenvolver melhor o ambiente de aprendizagem de modo que os alunos desfrutem e possam se desenvolver artisticamente, sintam se seguros e dispostos a criar. Do contrário, continuaremos formando jovens possivelmente frustrados.
Abstract: This work aimed to understand the drawing in Lowenfeld's theory of creativity and the reasons why people stop drawing, as well as to identify and describe the experiences and challenges that teachers and students face in a school environment to make drawing teaching possible and beneficial. The methodology used for data collection was bibliographic research, through the content raised in the theoretical framework on drawing, the teaching of drawing, the child's creative development and mainly the book Desarrollo de la Capacidad Creadora by Viktor Lowenfeld and W. Lambert Brittain . From the data analysis, it can be noticed that the problems regarding the teaching of drawing are old. There is a lack of resources and confusion regarding the concepts of drawing and creating drawing. Therefore, it is necessary to rethink the approach of this teaching so that teachers can better build up the learning environment so that students enjoy and can develop artistically, feel safe and willing to create. Otherwise, we will continue to train possibly frustrated young people.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.