Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32185
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LaviniaCamargoGonzaga_tcc.pdf8,03 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma briófita, uma fada, uma pipoca e o menor sapo do mundo : o nonsense em sala de aula
Autor(es): Gonzaga, Lavínia Camargo
Orientador(es): Hargreaves, Lisa Minari
Assunto: Criação artística
Ensino fundamental - jogos educativos
Artes visuais - ensino fundamental
Data de apresentação: 18-Nov-2021
Data de publicação: 3-Out-2022
Referência: GONZAGA, Lavínia Camargo. Uma briófita, uma fada, uma pipoca e o menor sapo do mundo: o nonsense em sala de aula. 2021. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de elaborar uma maneira eficiente de introduzir o nonsense à atividade criadora dentro do ensino-aprendizagem das Artes Visuais, voltado para adolescentes. O trabalho primeiro investiga o nonsense e sua relação com a ludicidade e a criatividade e, posteriormente, explica os fundamentos da atividade criadora nos educandos no contexto do ensino-aprendizagem das Artes Visuais, analisando a possibilidade que esses dois temas se envolvam de maneira eficaz dentro de um contexto pedagógico. Por fim, resulta em uma proposta de atividade envolvendo o nonsense e a atividade criadora.
Abstract: This work was developed with the objective of elaborating an efficient way to introduce nonsense to the creative activity within the teaching-learning of Visual Arts, aimed at teenagers. The work first investigates nonsense and its relationship with playfulness and creativity and, later, it explains the fundamentals of creative activity in students in the context of teaching-learning of Visual Arts, analyzing the possibility that these two themes can be effectively involved within a pedagogical context. Finally, it results in an activity proposal involving nonsense and creative activity.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.