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Título: Cultura popular e corporalidade na educação da cultura visual
Autor(es): Amaral, Laura Dorneles do
Orientador(es): Fernández Méndez, María del Rosario Tatiana
Assunto: Cultura popular
Corporalidade
Cultura visual
Data de apresentação: 11-Mai-2022
Data de publicação: 3-Out-2022
Referência: AMARAL, Laura Dorneles do. Cultura popular e corporalidade na educação da cultura visual. 2022. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Com uma bagagem de experiências na Cultura Popular, a autora busca descobrir de quais formas a Cultura Popular poderia ser referência para um ensino integralizador. Com a percepção da relação inseparável entre natureza e cultura, e, através da metodologia de Investigação Educacional Baseada em Artes, apresenta a cultura visual como elemento chave para acolher a Cultura Popular na educação, revelando uma proposta educacional contra-colonial e que valoriza as subjetividades latino-americanas. Utiliza de seus sonhos como território do criar e investigar e como material de investigação. Com isso, explora e apresenta formas em que a Cultura Popular pode contribuir para repensar a estética na educação em artes visuais. Revelando que a investigação contribui para incluir processos profundos das visualidades no percurso educacional, para perceber o mundo de forma corporal, para percepção do corpo integralizado, para potencializar as formas de percepção, para integralizar disciplinas, áreas do conhecimento e saberes, para não sobrepor conhecimentos em detrimento de saberes, nem hierarquizar disciplinas, para inclusão social e representatividade de pessoas e comunidades marginalizadas, para superar a dicotomia entre natureza e cultura, e, natureza e tecnologia, e para valorizar as subjetividades culturais latino-americanas, na arte e na Educação da Cultura Visual. A investigação tem o objetivo de fortalecer epistemologias, saberes, culturas e comunidades não-hegemônicas, contribuindo de forma social, cultural e histórica contra a hierarquia de saberes. Essa investigação evidencia a necessidade de políticas públicas, de movimentos culturais, de Cultura Popular somada à Cultura Visual, de epistemes contra-colonizadoras, de representatividade e inclusão de corpos e comunidades marginalizadas, de sonhos e profundidade no percurso educacional.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2022.
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