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Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorGinani, Verônica Cortez-
dc.contributor.authorFigueiredo, Jane Mota-
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Jane Mota. Estudos preliminares sobre o valor da marca agregado ao restaurante: o caso de um restaurante do tipo gastronômico de Brasília. 2008. 42 f. Monografia (Especialização em Gastronomia e Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2008.pt_BR
dc.description.abstractO valor da marca passou a se constituir no diferencial de maior responsabilidade pela decisão de compra de um produto. É ele, em muitos casos, a única diferença entre um produto e outro. A marca é vislumbrada como sendo um suporte real da intangibilidade apontada como o elemento agregador das promessas dos benefícios junto do consumidor. O presente trabalho tem como objetivo analisar o valor atribuído pelo cliente à marca de um restaurante. Para isso, de forma específica busca-se entender o poder da marca no ciclo de vida de serviços de alimentação, investigar qual o perfil do consumidor e quanto a marca contribui para a fidelidade do cliente. Trata-se de um estudo de caso preliminar e inédito, pelo método indutivo, correlacionando em pesquisa descritiva, em forma de levantamento de dados, realizado em uma rede de restaurantes do tipo gastronômico localizado no Plano Piloto – Brasília/DF. Utilizando um questionário auto preenchido como instrumento, foram coletados 35 questionários via correio eletrônico e utilizado o Excel para tratamento dos dados coletados. Análises descritivas mostraram que a maior parte da amostra é feminina, freqüenta os estabelecimentos a mais de um ano, é casado, têm pós-graduação e recebe acima de 12 salários mínimos por mês. Os resultados demonstram que os clientes efetivamente valorizam e consideram a oferta dos serviços da rede de restaurantes, como um valor agregado ao produto e como um diferencial da marca, confirmando-o como atividade necessária na cadeia de valor da empresa.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMarca registradapt_BR
dc.subject.keywordRestaurantes, bares, etc. - Brasília (DF)pt_BR
dc.subject.keywordMarketingpt_BR
dc.subject.keywordFidelização de clientespt_BR
dc.titleEstudos preliminares sobre o valor da marca agregado ao restaurante : o caso de um restaurante do tipo gastronômico de Brasíliapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.location.countryBRApt_BR
dc.date.accessioned2009-07-01T12:17:13Z-
dc.date.available2009-07-01T12:17:13Z-
dc.date.issued2009-07-01T12:17:13Z-
dc.date.submitted2008-08-08-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/321-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The value of the mark passed if to constitute in the differential of bigger responsibility of the decision of purchase of a product. It is, in many cases, the only difference between a product and another one. The mark is glimpsed as being a real support of the pointed intangibilities as the aggregator element of the promises of the benefits next to the consumer. The present work has as objective to analyze the value attributed for the customer to the mark of a restaurant. For this, of specific form one search to understand the power of the mark in the cycle of life of feeding services, to investigate which the profile of the consumer and how much the mark contributes for the allegiance of the customer. One is about a study of preliminary and unknown case, for the inductive method, correlating in descriptive research, form datacollection, carried through in a net of restaurants of the gastronomic type located in the Plano Piloto - Brasília/DF. Using a filled auto questionnaire as instrument, 35 questionnaires had been collected saw e-mail and used Excel for treatment of the collected data. Descriptive analyses had shown that most of the sample is feminine, more than frequents the establishments the one year, is married, have after-graduation and receive above from 12 minimum wages for month. The results demonstrate that the customers effectively value and consider offer of the services of the net of restaurants, as an aggregate value to the product and as a differential of the mark, confirming it as necessary activity in the chain of value of the company.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2008.08.TCC.321pt_BR
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