Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32200
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JessicaBarrosDosSantos_tcc.pdf1,86 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A imagem do negro no Brasil : um desafio para a educação estética
Autor(es): Santos, Jéssica Barros dos
Orientador(es): Caixeta, Ana Paula Aparecida
Assunto: Cultura visual
Estereótipos raciais
Negros - representações
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 3-Out-2022
Referência: SANTOS, Jéssica Barros dos. A imagem do negro no Brasil: um desafio para a educação estética. 2019. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso propõe pesquisar a imagem da população negra na cultura visual brasileira e como essa imagem contribui para a perpetuação de estereótipos. Para isso, faz-se a partir de 3 capítulos uma análise do discurso imagético em volta dos sujeitos negros. Utiliza-se uma perspectiva histórica da construção do discurso sobre a população negra, em seguida uma análise de imagens de redes sociais que procura entender como esse discurso construído é reforçado na atualidade e por fim, faz-se uma reflexão sobre como a educação sensível pode ser útil para lidar com questões étnico-raciais no ambiente educacional. Os resultados mostram que historicamente a figura da pessoa negra vem sendo ridicularizada e criminalizada e a tendência atual à uma maior representatividade negra nas artes e na mídia mostra, por vezes, uma reconfiguração, mas não o esperado fim de problemáticos estereótipos. Na educação pelo sensível, o resgate da experiência estética e não puramente racional, pode trazer respostas de como a educação, através da alteridade e do respeito à diferença, em contraponto à crescente homogeneização da cultura, pode lidar melhor com questões étnico-raciais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.