Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32251
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LorraneMarini_VanessaDaConceicao_tcc.pdf1,16 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Percepção do autocuidado de pessoas em situação de rua do Setor Comercial Sul de Brasília em tempo de pandemia Covid-19
Autor(es): Marini, Lorrane Carvalho
Conceição, Vanessa Barros da
Orientador(es): Rocha, Ana Clara Bonini
Assunto: Pessoas em situação de rua
Covid-19
Pandemia
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 7-Out-2022
Referência: MARINI, Lorrane Carvalho; CONCEIÇÃO, Vanessa Barros da. Percepção do autocuidado de pessoas em situação de rua do Setor Comercial Sul de Brasília em tempo de pandemia Covid-19. 2021. 45 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fisioterapia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo conhecer por meio da observação e escuta, a percepção de autocuidado no contexto da pandemia do COVID-19, das pessoas em situação de rua circulantes no Setor Comercial Sul de Brasília. Para entender o tema tratado é necessário dar importância à relação entre os elementos do cuidar de si desses indivíduos e suas interações com o meio em que se encontram. Desenvolveu-se um estudo qualitativo, exploratório de observação que teve como instrumentos a entrevista e a observação participante. Os resultados mostraram três categorias: saúde, pandemia e atividade/participação. As pessoas em situação de rua, apesar de possuírem o conhecimento a respeito das medidas preventivas em relação àCOVID-19, entendem como autocuidado o consumo exacerbado de drogas lícitas e ilícitas, as crenças pessoais e consideram suas vivências na rua um fator para uma boa imunidade, inclusive melhor que das demais pessoas que não se encontram em situação de rua. A pesquisa atendeu os objetivos de conhecer a percepção do autocuidado de pessoas em situação de rua do Setor comercial sul de Brasília -DF em tempo de pandemia do COVID-19. Os dados foram organizados em três categorias que expressaram as falas: saúde, pandemia e atividade/participação.
Abstract: The purpose of this final course work was to learn through observation and listening, the perception of self-care in the context of the COVID-19 pandemic, of homeless peoplein the Commercial Sector South of Brasilia. To understand the topic addressed, it is necessary to give importance to the relationship between the elements of self-care of these individuals and their interactions with the environment in which they find themselves. A qualitative, exploratory study of observation was developed, using interview and participant observation as instruments. The results showed three categories: health, pandemic and activity / participation. Homeless people despite having knowledge about preventive measures in relation to COVID-19, understand self-care as the exacerbated consumption of legal and illegal drugs, personal beliefs and consider their experiences on the street a factor for good immunity, including better than other people who are not on the street. The research met the objectives of knowing the selfcare perception of homeless people the commercial sector south of Brasília -DF in a time of the COVID pandemic-19. The data were organized into three categories that expressed the statements: health, pandemic and activity / participation.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Fisioterapia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.