Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32259
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_ElisPiresArantesBocoli_tcc.pdf137,54 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Atribuições do conselho tutelar dos direitos da criança e do adolescente perante o sistema de garantia de direitos
Autor(es): Bócoli, Elis Pires Arantes
Orientador(es): Costa, Sandra Regina Santana
Assunto: Conselho tutelar
Acolhimento institucional
Crianças e adolescentes - rede de proteção
Data de apresentação: 22-Mar-2022
Data de publicação: 7-Out-2022
Referência: BÓCOLI, Elis Pires Arantes. Atribuições do conselho tutelar dos direitos da criança e do adolescente perante o sistema de garantia de direitos. 2022. 20 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Os Conselheiros Tutelares de Direitos da Criança e do Adolescente são profissionais da chamada rede de proteção, referenciada como Sistema de Garantia de Direitos. Sua atuação é respaldada e regulamentada por um conjunto de legislações brasileiras. Esse estudo adota a metodologia da análise qualitativa da pesquisa bibliográfica de leis, resoluções, artigos, teses e publicações. O objetivo é contribuir para a formação ou capacitação desses Conselheiros cuja prática, quando ocorre em consonância com o que estabelece a normativa brasileira, tem ações diretas sobre a vida de crianças e adolescentes sem tornar-se também violadores dos direitos desse público-alvo, mas ao contrário agindo e intermediando estratégias de proteção e articulação com a rede de serviços socioassistenciais. Uma das ações polêmicas da categoria se refere às situações em que ocorrem o acolhimento de crianças e adolescentes em instituições de abrigamento, que em muitos casos poderiam ser evitados exercendo outro papel dos Conselheiros junto à rede de proteção. Todavia, a proposta bibliográfica poderia ser expandida em continuidade a este estudo, definindo uma amostra tanto de profissionais quanto de seu público-alvo para explorar qual a repercussão prática da atuação dos Conselheiros Tutelares.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.