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Título: A interação entre os estudantes do curso de pedagogia a distância da FE/UnB/UAB no fórum de discussão
Autor(es): Lustosa, Karla Patrícia Fernandes do Monte
Orientador(es): Gomes, Carmenísia Jacobina Aires
Assunto: Educação à distância
Ambientes virtuais de aprendizagem
Estudantes - discussões e debates
Data de apresentação: Dez-2011
Data de publicação: 4-Abr-2012
Referência: LUSTOSA, Karla Patrícia Fernandes do Monte. A interação entre os estudantes do curso de pedagogia a distância da FE/UnB/UAB no fórum de discussão. 2011. 71 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Na atualidade, a Educação a Distância encontra-se em voga pelo vínculo com as tecnologias de comunicação e os processos educacionais. Essa modalidade de ensino assume uma postura democrática, ao abrir portas para pessoas de todas as faixas etárias das mais diversas regiões, expandindo o acesso ao conhecimento e ao ensino superior. Este estudo teve como objetivo geral verificar a percepção dos estudantes do curso de Pedagogia a Distância da UnB/UAB quanto ao processo de interação no fórum. Para tanto, foi necessário identificar como ocorre a comunicação dos estudantes no fórum, assim como analisar a percepção dos alunos sobre a interação neste espaço, além de observar quais fatores influenciam no processo de interação entre eles. Essa pesquisa utilizou-se da abordagem qualitativa e adotou o questionário como o único instrumento de pesquisa. Os resultados apontam que os estudantes possuem o hábito de sempre ou quase sempre se comunicar com os colegas de curso, assim como falar sobre temas relativos ao fórum e aos tópicos de discussão. Outro hábito comum aos participantes são as práticas de ler, antes e depois, as postagens dos outros, pois isso contribui para o processo de ensino e aprendizagem. Os estudantes apresentaram uma concepção positiva da interação entre eles no fórum em um primeiro momento. Já no segundo momento, os estudantes entraram em contradição e apontaram aspectos negativos que devem ser aprimorados. A interação entre os estudantes do Curso de Pedagogia a Distância ofertado pela FE/UnB/UAB é um problema que deve ser melhor discutido, haja vista o depoimento dos estudantes que evidenciam diversos pontos a serem superados para que essa relação aconteça de forma efetiva e construtiva. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Currently, distance education is in vogue in the bond with the technologies of communication and educational processes. This type of education assumes a democratic position, opening the doors for people of all age groups from various regions, expanding access to knowledge and higher education. This study aimed to verify the existence of the general interaction between students at the Faculty of University of Brasilia within the Open University of Brazil (UAB) on the discussion board. To this purpose, it was necessary to identify how communication occurs in students 'forum, as well as analyze the design students' interaction in this space, and see which factors influence the process of interaction between them. This research used the qualitative approach and adopted the questionnaire as the only research tool. The results show that students have the habit of always or almost always communicate with fellow students, as well as talk about issues related to the forum and the topics of discussion. Other common habit of the participants is the practices of reading, before and after, the posts of others, because it contributes to the process of teaching and learning. The students had a positive conception of the interaction between them in the forum at first. In the second stage, students come into contradiction and pointed out the negative aspects that must be improved. The interaction between the students of the Distance Education Course offered by FE/UnB/UAB is a problem that should be further discussed, given the testimony of students who demonstrate several points to be overcome to make this relationship happen in an effective and constructive way.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
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