Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32404
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_NhauanaHeloisaRibeiroAlves_tcc.pdf775,66 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Accountability social e a implementação da Ouvidoria da Mulher no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás
Autor(es): Alves, Nhauana Heloísa Ribeiro
Orientador(es): Menezes, Marilde Loiola de
Assunto: Mulheres
Assédio no ambiente de trabalho
Ouvidoria
Data de apresentação: Mai-2022
Data de publicação: 7-Nov-2022
Referência: ALVES, Nhauana Heloísa Ribeiro. Accountability social e a implementação da Ouvidoria da Mulher no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho analisa o processo de implementação da Ouvidoria da Mulher do TRE-GO, com o intuito de compreender de que forma ela pode contribuir para a accountability. Esta ouvidoria é um canal exclusivo na estrutura do tribunal focado no acolhimento de mulheres vítimas de assédios sexual e moral e de discriminações no âmbito TRE-GO, o que representa a ampliação do acesso da mulher que sofre esse tipo de violência a um espaço no qual ela possa dar encaminhamento a denúncias, com reflexos administrativos e criminais. Trata-se de um projeto fruto da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual que procura tornar o espaço da Justiça Eleitoral mais receptivo à mulher. Este trabalho apresenta a Ouvidoria da Mulher do TRE-GO, para que possa ser implementada não apenas pelos demais tribunais, mas por todas as instituições públicas e particulares, enquanto reforça, por meio de uma pesquisa nacional realizada pelo CJN, que a ouvidoria é um dos mais importantes instrumentos de denúncia do assédio e da discriminação no país.
Abstract: The present work analyses the implementation process of the Women's Ombudsman of TRE-GO, to understand how it can contribute to accountability. This ombudsman is an exclusive channel in the court structure focused on welcoming women who are victims of sexual and moral harassment and discrimination within the TRE-GO’s scope, which represents an increase in access for women who suffer this type of violence to a space in which they can file complaints with administrative and criminal consequences. The project is a result of the Commission for the Prevention and Confrontation of Moral Harassment and Sexual Harassment which seeks to make the Electoral Justice’s space more receptive to women. This work presents the Women's Ombudsman of TRE-GO, so that it maybe implemented not only by other courts, but by all public and private institutions, while it reinforces, through a national survey carried out by the CJN, that the ombudsman is a one of the most important instruments for reporting harassment and discriminationin the country.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.