Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32412
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_BrunaRodriguesAragao_tcc.pdf1,63 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação de desempenho de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) operada pela Caesb : estudo de caso da ETE Planaltina
Autor(es): Aragão, Bruna Rodrigues
Orientador(es): Amorim, Ariuska Karla Barbosa
Assunto: Esgoto - tratamento
Efluentes
Data de apresentação: 17-Mai-2021
Data de publicação: 7-Nov-2022
Referência: ARAGÃO, Bruna Rodrigues. Avaliação de desempenho de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) operada pela Caesb: estudo de caso da ETE Planaltina. 2021. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: No presente trabalho, foi realizado um estudo abrangente do desempenho do sistema operacional da Estação de Tratamento de Esgoto de Planaltina, apresentando uma análise de confiabilidade ao padrão de lançamento. Adotando o uso de estatísticas preliminares para caracterizar os conjuntos de dados das concentrações afluente e efluente dos constituintes de DBO, DQO, SST e CT, foi realizada, também, uma análise comparativa entre as concentrações usuais expostas na literatura com as concentrações médias, obtidas por meio da estatística descritiva, do esgoto bruto, do efluente tratado e também da eficiência de remoção da ETE Planaltina. Os resultados mostram que as concentrações dos afluentes apresentam valores elevados em relação às faixas usuais da literatura, entretanto, para o efluente tratado as médias das concentrações correspondem as variações esperadas, mostrada na literatura. A ETE Planaltina apresenta eficiências de remoção elevada para matéria orgânica e patógenos, e uma eficiência significativa para SST. Foram determinados, também, o modelo distributivo de probabilidade que melhor se ajusta aos comportamentos dos valores de concentração dos constituintes do efluente final, com o objetivo de avaliar a estabilidade e a confiabilidade do sistema operacional, considerando os padrões de lançamento estabelecido pela resolução CONAMA n° 357/2005 e 430/2011 e na literatura. Além disso, considerando uma análise da qualidade da água do Ribeirão Mestre D’Armas, corpo receptor da ETE Planaltina, os resultados apresentaram conformidade com os limites estabelecidos pela resolução CONAMA n° 430/11 para classe III. A estação de tratamento de esgoto Planaltina apresentou uma alta eficiência em remoção dos constituintes e um desempenho satisfatório aos padrões de lançamento.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.