Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32419
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_IrisLucianaSilvaDaSilva_tcc.pdf261,96 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise das trajetórias profissionais de psicólogos que atuam em uma unidade de medida socioeducativa de internação durante a pandemia
Autor(es): Silva, Íris Luciana Silva da
Orientador(es): Santos, Potyguara Alencar dos
Assunto: Psicólogo - prática profissional
Socioeducação
Pandemia
Data de apresentação: 6-Mar-2022
Data de publicação: 7-Nov-2022
Referência: SILVA, Íris Luciana Silva da. Análise das trajetórias profissionais de psicólogos que atuam em uma unidade de medida socioeducativa de internação durante a pandemia. 2022. 27 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho buscou contribuir para a compreensão da atuação do psicólogo em uma unidade de cumprimento de medida socioeducativa de internação no período da pandemia. Quanto ao seu método, ela teve por base uma natureza eminentemente qualitativa, que se concentrou nos conteúdos narrativos colhidos por meio de entrevistas com três psicólogos inseridos em um núcleo de medida socioeducativa de internação no Estado do Amapá. O referencial teórico utilizado foi o de “estudos das trajetórias de vida. Entre os resultados, identificou-se: a alteração na organização de atividades grupais com os socioeducandos para modelos individuais e uma maior utilização de ferramentas tecnológicas para seus atendimentos; maior dificuldade em acessar a rede de serviços, prejudicando o planejamento de seus trabalhos; o sentimento de desamparo institucional quanto à oferta de orientações e capacitações profissionais para ajudar os psicólogos a lidarem com as novas demandas advindas do contexto pandêmico. Por fim, realizou-se algumas proposições de como a instituição pode contribuir para a superação de algumas dificuldades encontradas pelos profissionais entrevistados.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.