Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32427
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_JuliaSousaDeMoura_tcc.pdf6,95 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do índice de vegetação das cidades mais arboridazas com a utilização do Google Earth Engine
Outros títulos: Analysis of the vegetation index of the most arborizescities with the use of Google Earth Engine
Autor(es): Moura, Júlia Sousa de
Orientador(es): Silva Júnior, Eleudo Esteves de Araújo
Coorientador(es): Távora, Bruno Esteves
Assunto: Geoprocessamento
Arborização das cidades
Vegetação
Sistema de Informação Geográfica (SIG)
Data de apresentação: 21-Mai-2021
Data de publicação: 8-Nov-2022
Referência: MOURA, Júlia Sousa de. Análise do índice de vegetação das cidades mais arboridazas com a utilização do Google Earth Engine. 2021. 88 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente trabalho busca avaliar as condições da cobertura vegetal e dos índices de vegetação através da plataforma do Google Earth Engine (GEE), das cidades elencadas como mais arborizadas pelo IBGE em 2010 e do Distrito Federal, para subsidiar um possível planejamento ambiental e urbano. Através da revisão bibliográfica de uma série de índices de vegetação, o trabalho apresenta os resultados obtidos a fim de verificar a coerência dos dados obtidos e a potencialidade da ferramenta do GEE. Por meio dos resultados obtidos, foi possível verificar que a ferramenta é confiável, sendo necessário realizar ajustes nos códigos e nos parâmetros utilizados para se obter um resultado em conformidade com a realidade. A ferramenta é bastante útil para monitorar não somente a questão da vegetação, mas também da urbanização, do desmatamento, da fiscalização de recursos naturais, dentre tantos outros.
Abstract: The present work seeks to evaluate the conditions of vegetation cover and vegetation indexes through the Google Earth Engine (GEE) platform, of the cities listed as most afforestation by IBGE in 2010 and of the Federal District,to support a possible environmental and urban planning. Through the bibliographic review of a series of vegetation indexes, the work presents the results obtained in order to verify the consistency of the data obtainedand the potentiality of the GEEtool. Through the results obtained, it was possible to verify that the tool is reliable, making it necessary to make adjustments to the codes and parameters used to obtain a result in accordance with reality. The tool is very useful to monitor not only the issue of vegetation, but also urbanization, deforestation, inspection of natural resources, among many others.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.