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Título: Planejamento estratégico como ferramenta de combate a evasão escolar : perspectivas e realidades no ensino fundamental anos iniciais do município de Barro Alto – GO
Autor(es): Lima, Izaias Souza
Orientador(es): Figueiredo, Pedro Osmar Flores de Noronha
Assunto: Evasão escolar
Pandemia
Políticas públicas educacionais
Data de apresentação: 6-Mar-2022
Data de publicação: 8-Nov-2022
Referência: LIMA, Izaias Souza. Planejamento estratégico como ferramenta de combate a evasão escolar: perspectivas e realidades no ensino fundamental anos iniciais do município de Barro Alto – GO. 2022. 32 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente tem como principal objetivo contextualizar o panorama do abandono e da evasão escolar durante a pandemia do covid-19 e seus possíveis reflexos após uma possível declaração do fim de estado da pandemia refletido sobretudo na educação básica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada neste trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica, fundamentada nas ideias, pensamentos e percepções de autores tais como ARROYO (2010), CRUZ E MONTEIRO, (2021), CUNHA (1997), PEREIRA (1995), entre outros. Em acréscimo a este respaldo científico, utilizamos os dados de uma pesquisa de campo realizada na rede municipal de ensino no Município de Barro Alto – GO. Foi feito um levantamento de dados, por meio de questionários realizados com coordenadores gerais da rede, refletindo perspectivas e realidades enfrentadas pelo município durante a pandemia do covid-19. É possível abarcar nesta pesquisa, como, quando e onde está concentrado os índices de evasão escolar na rede municipal de ensino e de como as estratégias e ações inovadoras, pedagógicas e de articulações tem contribuído para que as políticas públicas em educação sejam concentradas a atender o público-alvo destacado neste estudo.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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