Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32467
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LorenaBritoDeLima_tcc.pdf4,6 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Construção de cartilha educativa como forma de promoção em saúde para prevenção de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) em docentes de ensino médio
Autor(es): Lima, Lorena Brito de
Orientador(es): Romão, Juliana de Faria Fracon e
Assunto: Educação em saúde
Saúde e trabalho
Professores
Data de apresentação: 2-Mai-2022
Data de publicação: 10-Nov-2022
Referência: LIMA, Lorena Brito de. Construção de cartilha educativa como forma de promoção em saúde para prevenção de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) em docentes de ensino médio. 2022. 45 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fisioterapia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Introdução: A atividade docente pode estar associada aos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT)que são distúrbios decorrentes da utilização excessiva do sistema musculoesquelético e da falta de tempo para recuperação. Para aliviar a pesada carga de trabalho e a pressão, é importante buscar medidas de intervenção simples e eficazes. Objetivo: Este trabalho teve como objetivo descrever o processo de desenvolvimento de um material educativo (ME),sob o formato de uma cartilha, sobre DORT destinada à prevenção e promoção da saúde de docentes do ensino médio. Metodologia: Trata-se de um estudo de metodologia descritiva-exploratória para o desenvolvimento de tecnologia leve em saúde, no formato de cartilha, que foi desenvolvida em quatro etapas: a) Pesquisa exploratória; b) Elaboração do texto base; c) Escolha dos Exercícios Terapêuticos de alongamentos (ET) e dicas de relaxamento e autocuidado e; d) Elaboração da cartilha: “Caro professor, cuide-se! Prevenindo distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho”, por meio da plataforma online Canva. Resultados: Foi construído um ME contendo 16 páginas, frente e verso, divididas em sete domínios, nas dimensões de uma folha A5 (14,8 cm de largura e 21 cm de altura) e disponibilizado em "Portable Document Format(PDF)” com informações e Exercícios Terapêuticos sobre DORT. Conclusão: No presente estudo foi elaborado e descrito o processo de construção de um ME para a promoção de saúde e prevenção de DORT para docentes de ensino médio, para ser introduzido estrategicamente na rotina desse público.
Abstract: Introduction: Teaching is associated with Work-Related Musculoskeletal Disorders (WRMD) which are disorders resulting from excessive use of the musculoskeletal system and lack of time for recovery. To alleviate the heavy workload and pressure, it is important to seek simple and effective intervention measures.Objective:This project aims to describe the process of developing an educational material (EM) in the form of a booklet on WRMD aimed at the prevention and health promotion of high school teachers.Methodology:This is a study of descriptive-exploratory methodology for the development of light technology in health, in the form of a booklet that was developed in four stages: a) Exploratory research; b) Elaboration of the base text; c) Choice of Therapeutic Stretching Exercises (TE) and relaxation and self-care tips and; d) Preparation of the material “Dear teacher, take care! Preventing work-related musculoskeletal disorders”, through the online platform Canva.Results:An EMwas built containing 16 double-sided pages, divided into seven domains, in the dimensions of an A5 sheet (14.8 cm wide and 21 cm high) and made available in "Portable Document Format (PDF)" with information and TE about WRMD. Conclusion:I n the present study, the process of building an EM for healthpromotion and WRMD prevention for high school teachers was elaborated and described, to be strategically introduced into the routine of this public.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Fisioterapia, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Fisioterapia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.