Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32486
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LaizaRebeloMenezes_tcc.pdf313,8 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Atuação das/os assistentes sociais na educação básica : análise da implementação gradativa da Lei 13.935/2019
Autor(es): Menezes, Laíza Rebelo
Orientador(es): França, Karla Christina Batista de
Assunto: Serviço social
Educação básica
Contexto educacional
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 10-Nov-2022
Referência: MENEZES, Laíza Rebelo. Atuação das/os assistentes sociais na educação básica: análise da implementação gradativa da Lei 13.935/2019. 2022. 32 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho aborda a importância do Serviço Social na educação diante da aprovação da Lei nº 13.935/2019, que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de Serviço Social nas redes públicas de educação básica. Sendo observado isso na perspectiva da Política de Educação, como objetivo de como essa lei vem sendo efetivada, refletir a respeito precisamente sobre sua efetivação e como irá contribuir no contexto educacional. Esta análise há como fundamentação metodológica algumas pesquisas, sendo a primeira fase a pesquisa exploratória, segunda fase qualitativa que tem no levantamento bibliográfico o intuito de analisar e interpretar aspectos mais profundos, para assim deter uma compreensão ainda maior sobre as contribuições trazidas nos embates do contexto educacional. Discutiremos como deve ocorrer junto aos alunos e comunidade educacional e entender o trabalho do profissional de Serviço Social perante aos problemas das expressões da Questão Social junto aos discentes e, para isso, é de fundamental nortear e fundamentar competências nas dimensões Técnico-Operativa; Teórico-metodológico; Ético- política e Formativa, tendo como parâmetro a própria legislação e demais que são da área de Serviço Social, conhecendo como ocorrerá o direcionamento nas políticas sociais e públicas, conduzindo as intervenções na realidade junto a comunidade escolar. Cabe ressaltar que a situação emergiu em decorrência da inserção do profissional neste cenário social, político e econômico, pois, a ocorrência de uma qualidade na educação há a necessidade da integração do trabalho interdisciplinar no ambiente escolar.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.