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dc.contributor.advisorCastro, Rosana Andréa Costa de-
dc.contributor.authorNeves, Ana Lidia Rodrigues-
dc.identifier.citationNEVES, Ana Lidia Rodrigues. “Pô, eu só quero me expressar!”: narrativas de socioeducadores sobre as práticas educativas em artes visuais com socioeducandas do Distrito Federal. 2021. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEsse Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) resulta das análises das narrativas de socioeducadores sobre práticas educativas em artes visuais junto a adolescentes em atendimento socioeducativo no DF. A pesquisa tem caráter qualitativo e realizou entrevistas semiestruturadas com dois Especialistas Socioeducativos no campo de Artes Cênicas e Artes Visuais com experiência profissional de atuação em regime de semiliberdade e unidade de internação mista no Distrito Federal. Os resultados alcançados foram discutidos à luz da revisão de literatura sobre medidas socioeducativas, questões de gênero no sistema socioeducativo e artes visuais e socioeducação. Verificou-se que ainda hoje existe uma escassez de estudos aproximando a socioeducação da prática educativa em artes visuais, especialmente com recorte de gênero. Também verificou-se que, há restrições, em razão de burocracias características do próprio sistema socioeducativo, as quais impactam na atuação dos Especialistas em Arte. Contudo, conclui-se que a prática educativa em artes visais dentro das unidades é propulsora do pensamento crítico e reflexivo, estando essencialmente ligada a construção do conhecimento e construção identitária do sujeito.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSocioeducaçãopt_BR
dc.subject.keywordArtes visuais - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordMedidas socioeducativaspt_BR
dc.title“Pô, eu só quero me expressar!” : narrativas de socioeducadores sobre as práticas educativas em artes visuais com socioeducandas do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-11-11T13:29:54Z-
dc.date.available2022-11-11T13:29:54Z-
dc.date.submitted2021-05-24-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/32496-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This Course Conclusion Paper (TCC) results from the analysis of the narratives of socio- educators about educational practices in visual arts with adolescents in socio-educational care in DF. The research has a qualitative character and carried out semi-structured interviews with two Socio-Educational Specialists in the field of Performing Arts and Visual Arts with professional experience of acting in a semi-free regime and mixed inpatient unit in the Federal District. The results achieved were discussed in the light of the literature review on socio- educational measures, gender issues in the socio-educational system and visual arts and socio- education. It was found that even today there is a scarcity of studies bringing socio-education closer to the educational practice in visual arts, especially with a gender focus. It was also found that there are restrictions, due to bureaucracies characteristic of the socio-educational system itself, which impact on the performance of Art Specialists. However, it is concluded that the educational practice in visual arts within the units is the driver of critical and reflective thinking, being essentially linked to the construction of knowledge and the identity construction of the subject.pt_BR
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