Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32521
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_VictorTavares_RafaelMagalhaes_tcc.pdf2,85 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação de tecnologia em saúde : Dispositivo Móvel Portátil RAPHA©
Autor(es): Tavares, Victor Hugo Bezerra
Magalhães, Rafael Alves
Orientador(es): Rosa, Suélia de Siqueira Rodrigues Fleury
Coorientador(es): Magalhães Júnior, Augusto César Galiza
Assunto: Inovações tecnológicas
Tecnologia em saúde
Dispositivo RAPHA©
Pé diabético
Data de apresentação: 15-Jul-2021
Data de publicação: 16-Nov-2022
Referência: TAVARES, Victor Hugo Bezerra; MAGALHÃES, Rafael Alves. Avaliação de tecnologia em saúde: Dispositivo Móvel Portátil RAPHA©. 2021. 101 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crônica com um dos maiores índices de morbidade e mortalidade no mundo, na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. Ela é uma doença que requer muita atenção, pois pode se desdobrar em outros distúrbios, como é o caso das neuropatias periféricas, que são as principais causadoras da doença dos pés no Diabetes. A doença esta relacionada como grupo de modificações que ocorrem no pé de pessoas acometidas pelo DM, derivados de neuropatias, micro e macrovasculopatias. Essas úlceras afetam por volta de 50 milhões de pessoas no mundo e podem se suceder em amputação de dedos, pés ou pernas, dependendo da gravidade da lesão, o que diminui consideravelmente o bem estar do paciente e aumenta o risco de morte precoce. Nesse contexto, o RAPHA© é uma tecnologia inovadora de otimização do processo de neoformação tecidual, e se mostra como uma alternativa para os tratamentos de úlceras da doença pé diabético. Seu funcionamento se dá através da ação conjunta de dois componentes, o dispositivo de LED emissor de luz vermelha de baixa intensidade e a biomembrana de látex, ambos com características e propriedades capazes de induzir a regeneração e neoformação tecidual. Com o intuito de melhorara qualidade de vida desses pacientes, este trabalho tem como propósito elaborar uma versão preliminar da documentação principal de incorporação de tecnologias junto ao SUS, requerida pela CONITEC no seu processo de incorporação de novas tecnologias em saúde. Aqui também serão analisados, do ponto de vista de incorporação para aplicabilidade e análise da CONITEC, dados colhidos da Terceira Pesquisa Clínica feita com o RAPHA©, utilizando funções da Statistic and Machine Learning Toolbox do software Matlab. Esta pesquisa clínica se trata de um estudo randomizado comparativo duplo cego aplicado em úlceras da doença dos pés no Diabetes associando a biomembrana derivada do látex natural (Hevea Brasiliensis) e o equipamento emissor de luz de LEDs de comprimento de onda variado (450±20nm à 636±20nm). Desta forma, as análises corroboram a validação da eficácia de uma maior taxa regeneração tecidual utilizando a tecnologia RAPHA©, quando comparado com o protocolo atual utilizado no SUS no tratamento das úlceras da doença dos pés no Diabetes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia Eletrônica, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Eletrônica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.