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Título: Proposta de modelo conceitual para medir a preparação de uma cidade brasileira para receber o MAAS
Autor(es): Siqueira, Beatriz Garcia de
Orientador(es): Arruda, Fabiana Serra de
Coorientador(es): Miranda, Daniele Firme
Assunto: Plataformas digitais
Transporte urbano
Mobilidade urbana
Data de apresentação: 17-Abr-2021
Data de publicação: 17-Nov-2022
Referência: SIQUEIRA, Beatriz Garcia de. Proposta de modelo conceitual para medir a preparação de uma cidade brasileira para receber o MAAS. 2021. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O Mobility as a Service (MaaS) é uma plataforma de mobilidade integrada, que busca oferecer serviços de transporte de maneira eficiente e personalizada para as necessidades do usuário. Esse conceito surgiu em 2104 e desde então é um tema de pesquisa e aplicação ao redor do mundo, principalmente em países desenvolvidos. No Brasil, o contexto da mobilidade urbana mostra necessidade de inovação dentro dos operadores de transporte (WRI Brasil, 2020).Aliando este conceito com a realidade brasileira, surge a pergunta de pesquisa: Como avaliar se uma cidade do Brasil está preparada para receber uma plataforma MaaS? O objetivo geral da pesquisa é propor um modelo conceitual a fim de medir a preparação de uma cidade para receber o MaaS por meio de variáveis mensuráveis. Para tanto, com base na pesquisa exploratória e descritiva, estabeleceu a estrutura do modelo conceitual baseado em índices existentes e variáveis qualitativas e quantitativas foram identificadas para a elaboração do modelo conceitual. Por fim, foi possível construir tal modelo consistente de 25 variáveis mensuráveis segmentadas em cinco dimensões diferentes: Abertura e compartilhamento de dados dos operadores de transporte, Regulação e legislação de políticas, Familiaridade e vontade do cidadão, Infraestrutura de TIC, Serviços de Transporte e infraestrutura. A elaboração do modelo conceitual trouxe à tona diversos pontos críticos para o sucesso do MaaS em uma cidade, respondendo à pergunta de pesquisa proposta. A pesquisa realizada contribui para a inovação na mobilidade urbana, uma vez que quebra um conceito macro, que é Mobility as a Service, em categorias menores que auxiliam a compreensão dos requisitos para implementar o MaaS.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021.
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