Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32552
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LudmyllaSiqueiraDaConceicao_tcc.pdf346,65 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da-
dc.contributor.authorConceição, Ludmylla Siqueira da-
dc.identifier.citationCONCEIÇÃO, Ludmylla Siqueira da. Concepções de docentes sobre a inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais no DF. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo descreve a pesquisa exploratória acerca das concepções de docentes sobre a inclusão escolar de estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) no DF. O objetivo central é investigar as principais concepções sobre inclusão escolar das docentes que atuam diretamente neste processo como regentes nas classes comuns inclusivas (CCI), atendendo estudantes com NEE, no âmbito do Paranoá -DF. Participaram da pesquisa quatro professoras, por meio do preenchimento de questionário, instrumento de coleta de dados utilizado, contendo questões abertas e fechadas. São questões centrais: quais são as concepções das professoras sobre inclusão escolar? E qual é a realidade contextual de atuação destas docentes? Os resultados indicaram que as professoras de CCI, embora conheçam as leis e diretrizes referentes à educação especiale inclusiva, não se sentem preparadas para atender pedagogicamente tais especificidades apenas com a formação inicial, sendo necessário o aperfeiçoamento, por meio de especializações, oficinas e cursos complementares. Além disso, as adaptações no processo de ensino-aprendizagem se mostraram essenciais para o êxito da escolarização dos estudantes neurodivergentes, bem como estratégias pedagógicas como trabalhos em grupo, atividades lúdicas, materiais concretos e atendimento individualizado.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordEstudantes com necessidades educativas especiaispt_BR
dc.titleConcepções de docentes sobre a inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais no DFpt_BR
dc.title.alternativeConcepciones docentes sobre la inclusión de estudiantes con necesidades educativas especiales en el DFpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-11-21T11:16:34Z-
dc.date.available2022-11-21T11:16:34Z-
dc.date.submitted2022-09-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/32552-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract2Este artículo describe la investigación exploratoria sobre las concepciones de los docentes sobre la inclusión escolar de los alumnos con Necesidades Educativas Especiales (NEE) en el DF. El objetivo principal es investigar las principales concepciones sobre la inclusión escolar de los docentes que actúan directamente en ese proceso como regentes en las clases comunes inclusivas (CCI), atendiendo a alumnos con NEE, en el ámbito de Paranoá -DF. Cuatro docentes participaron de la investigación, mediante la cumplimentación de un cuestionario, instrumento de recolección de datos utilizado, que contenía preguntas abiertas y cerradas. Las preguntas centrales son: ¿cuáles son las concepciones de los docentes sobre la inclusión escolar? ¿Y cuál es la realidad contextual del trabajo de estos docentes? Los resultados indicaron que los docentes de las CCI, aunque conocen las leyes y lineamientos en materia de educación especial e inclusiva, no se sienten preparados para atender pedagógicamente tales especificidades solo con formación inicial, requiriendo perfeccionamiento a través de especializaciones, talleres y cursos complementarios. Además, las adaptaciones en el proceso de enseñanza-aprendizaje demostraron ser fundamentales para la escolarización exitosa de los estudiantes neurodivergentes, así como las estrategias pedagógicas como el trabajo en grupo, las actividades recreativas, los materiales concretos y la atención individualizada.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.