Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32571
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_CibeleDeMeloCastroVentura_tcc.pdf1,04 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSouza, Euridiana Silva-
dc.contributor.authorVentura, Cibele de Melo Castro-
dc.identifier.citationVENTURA, Cibele de Melo Castro. Aprender piano na idade adulta: uma breve revisão de literatura. 2022. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta, através de uma breve revisão bibliográfica, quais os aspectos relevantes no processo de ensino-aprendizagem de piano para o público adulto iniciante. Tais aspectos envolvem os tipos de busca e a motivação para as aulas de piano; tipos de ensino e formação/atuação do professor, considerando os capitais pedagógicos e musicais. Estes fatores incluem os tipos de aulas proporcionadas ao aluno: criativas ou tradicionais. Destaca-se o fato de que o professor precisa ser um instrumentista, e que sua formação e prática docente afetarão diretamente os repertórios desenvolvidos pelos alunos. As habilidades demandadas na aprendizagem se destacam também como aspectos relevantes: habilidades motoras, técnicas, aurais e de leitura que precisam ser desenvolvidas para que um repertório possa a ser ensinado ao aluno. Foram elencados, ainda, aspectos como a experiência de vida do adulto, além de abordagens da aula em grupo e do público idoso ser ou não considerado dentro da categoria “público adulto”. O estudo conclui que é necessária uma formação inicial do professor de piano mais abrangente, com disciplinas e conteúdos voltados para melhor atender o público adulto e suas demandas. Assim, sugere-se, para um melhor desenvolvimento profissional do professor, que os cursos de música busquem a possibilidade de contemplar abordagens pedagógicas específicas para o público adulto, especialmente, para o ensino de piano visando atender este público.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordProfessores de músicapt_BR
dc.subject.keywordMúsicapt_BR
dc.subject.keywordPiano - instrução e estudopt_BR
dc.titleAprender piano na idade adulta : uma breve revisão de literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-11-22T12:23:25Z-
dc.date.available2022-11-22T12:23:25Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/32571-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Música



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.