Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32598
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LuanaCamposMonteiro_tcc.pdf304,89 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O conselho tutelar e sua atuação no combate ao trabalho infantil
Autor(es): Monteiro, Luana Campos
Orientador(es): Costa, Sandra Regina Santana
Assunto: Conselho tutelar
Trabalho infantil
Crianças e adolescentes
Data de apresentação: 28-Fev-2022
Data de publicação: 22-Nov-2022
Referência: MONTEIRO, Luana Campos. O conselho tutelar e sua atuação no combate ao trabalho infantil. 2022. 29 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A presente pesquisa pretendeu analisar como é a atuação do Conselho Tutelar de três cidades localizadas na região da Zona da Mata Mineira, desvelando a situação do trabalho infantil e as ações de enfrentamento. Entendendo que o Conselho Tutelar tem o dever de intervir em situações em que haja suspeita ou confirmação de violações de direitos de crianças e adolescentes, o que inclui a exploração do trabalho infantojuvenil. Buscou-se investigar como são realizadas e recebidas as denúncias de exploração do trabalho infantil; as apurações da veracidade dos fatos nesta situação; quais os procedimentos adotados; as medidas aplicadas para proteção dos direitos da criança e adolescente e quais são os desafios desse órgão para a realização efetiva do trabalho. O procedimento de coleta de dados ocorreu através de entrevistas com conselheiras tutelares pertencentes aos municípios de Cajuri, Coimbra e Viçosa. Também se utilizou a revisão bibliográfica, através de livros, artigos e teses voltados para o tema em questão. Pode -se verificar que o Conselho Tutelar tem atuado no combate ao trabalho infantil, mas os limites culturais da sociedade e a fragilização da rede de proteção colocam-se como entraves para uma efetiva contribuição dos conselheiros tutelares para a eliminação da exploração do trabalho infantil.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.