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Título: Permanência estudantil na Universidade de Brasília : análise de estratégias institucionais no contexto do ensino remoto emergencial
Autor(es): Melo, Belemita Moreira Gonçalves de
Orientador(es): Moreira, Ana Maria de Albuquerque
Nogueira, Danielle Xabregas Pamplona
Assunto: Universidade de Brasília (UnB) - estudantes
Assistência estudantil
Covid-19
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 23-Nov-2022
Referência: MELO, Belemita Moreira Gonçalves de. Permanência estudantil na Universidade de Brasília: análise de estratégias institucionais no contexto do ensino remoto emergencial. 2022. 35 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente artigo tem como objetivo central analisar as estratégias institucionais organizadas pela Universidade de Brasília – UnB para a permanência dos estudantes no contexto do ensino remoto emergencial devido às medidas de isolamento social, estabelecidas em decorrência da pandemia da COVID-19. Alguns dos autores que abordaram o assunto e fizeram parte da fundamentação teórica foram Cunha (1980), Aranha (1996), Santos (2005), Bourdieu e Passeron (1992). O estudo foi desenvolvido por meio das abordagem qualitativa, utilizando a análise documental e análises de dados estatísticos para levantar e compreender a importância das ações institucionais implementadas a partir de uma pesquisa social aplicada pela UnB antes da entrada no ensino remoto emergencial e logo após a primeira etapa desse trabalho ao longo de 2020. Os resultados deste estudo mostram quais foram as demandas trazidas pelos estudantes para a continuidade de seus estudos, ações elaboradas pela Universidade de Brasília e suas contribuições para a permanência dos estudantes. As conclusões destacam as novas vulnerabilidades, tecnológicas e institucionais, que emergiram com a pandemia da COVID 19 e a importância de a universidade se estruturar para identificar as novas prioridades e atuar na direção de garantir a permanência dos estudantes em distintos contextos.
Abstract: The main objective of this article is to analyze the institutional strategies organized by the University of Brasília - UnB for the permanence of students in the context of emergency remote teaching due to social isolation measures, established as a result of the COVID-19 pandemic. Some of the authors who approached the subject and were part of the theoretical foundation were Cunha (1980), Aranha (1996), Santos (2005), Bordieu and Passeron (1992). The study was developed through a qualitative approach, using document analysis and statistical data analysis to raise and understand the importance of institutional actions 9 implemented from a social research applied by UnB before entering emergency remote teaching and soon after the first stage of this work throughout 2020. The results of this study show which were the demands brought by students for the continuity of their studies, actions developed by the University of Brasília and their contributions to the permanence of students. The conclusions highlight the new vulnerabilities, technological and institutional, that emerged with the COVID 19 pandemic and the importance of the university structuring itself to identify the new priorities and act in the direction of guaranteeing the permanence of students in different contexts.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.
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