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dc.contributor.advisorRodrigues, Dayane Silva-
dc.contributor.authorSilva, Marian Eulália da-
dc.identifier.citationSILVA, Marian Eulália da. O papel do pedagogo na construção do Plano Individual de Atendimento – PIA no espaço socioeducativo de internação. 2022. 32 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo objetiva desenhar a trajetória percorrida pelo pedagogo frente as demandas que surgem no ambiente socioeducativo, bem como discutir os desafios atuais em sua trajetória rumo ao cumprimento das metas pactuadas com o adolescente e família no Plano individual de Atendimento – PIA. Para tanto, realizouse um estudo sobre a construção do PIA na execução da medida socioeducativa de internação, tendo como fundamentos norteadores: a Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo. Foram utilizadas como referências as obras dos autores: Antônio Carlos Gomes da Costa, Geraldo Caliman, Newton Duarte, Paulo Freire, Amartya Sen, Leonardo Sica, João Batista Costa Saraiva, dentre outros. Além disso, foram consultados artigos científicos e trabalhos de conclusão de cursos de graduação e pedagogia, serviço social e outros cursos, bem como algumas teses de doutorado no google acadêmico e também no scielo.Após diversas leituras, foram feitas análises de como o Plano Individual de Atendimento é construído no espaço socioeducativo de internação e qual o papel do pedagogo para que a execução do que fora planejado aconteça de maneira eficiente. Para tanto, o levantamento bibliográfico teve como pano de fundo um panorama geral do que ocorre em uma unidade socioeducativa do estado de Pernambuco. Sendo assim, esta pesquisa destacou a importância do papel do pedagogo no momento de elaboração e execução do PIA, sua atuação junto aos adolescentes/jovens e suas famílias e quais as contribuições concretas de sua práxi na socioeducação. Concluiu que o pedagogo na socioeducação busca garantir o direito à educação e à profissionalização dos adolescentes/jovens que acompanha e o faz através da construção do Plano Individual de Atendimento – PIA, importante instrumento, que orienta o cumprimento da medida socioeducativa de internação, refletindo os limites e as possibilidades da atuação pedagógica na construção e execução das metas do PIA.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPlano Individual de Atendimento (PIA)pt_BR
dc.subject.keywordMedidas socioeducativaspt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - prática profissionalpt_BR
dc.titleO papel do pedagogo na construção do Plano Individual de Atendimento – PIA no espaço socioeducativo de internaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-11-28T17:27:15Z-
dc.date.available2022-11-28T17:27:15Z-
dc.date.submitted2022-03-04-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/32657-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
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