Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32662
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MirellyCerqueiraSilvaSantos_tcc.pdf686,09 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A burocracia existente para a adoção de crianças e adolescentes diante das leis brasileiras : uma realidade não alcançada no interior da Bahia
Autor(es): Santos, Mirelly Cerqueira Silva
Orientador(es): Voltarelli, Monique Aparecida
Assunto: Adoção - legislação
Adoção
Data de apresentação: 21-Fev-2022
Data de publicação: 28-Nov-2022
Referência: SANTOS, Mirelly Cerqueira Silva. A burocracia existente para a adoção de crianças e adolescentes diante das leis brasileiras: uma realidade não alcançada no interior da Bahia. 2022. 28 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo a adoção e seus processos burocráticos. Dessa forma a pesquisa buscou entender a dificuldade existente para que seja realizada o processo legal de adoção de crianças e adolescentes perante as leis brasileiras. Para tanto será mostrado as condições existentes para concretizar a adoção, seu conceito e requisitos, além da inclusão de seus direitos no ordenamento jurídico através do Estatuto da criança e do adolescente- ECA, da Constituição Federal - CF, e também da Lei de adoção, demostrando ainda que no interior do estado da Bahia a realização desses processos não é concretizada acontecendo quase sempre a “adoção à brasileira”. A adoção é medida extraordinária e irrevogável, a qual deve se recorrer quando esgotadas os recursos de sustentação da criança ou adolescente na família natural ou extensa, na forma do parágrafo único do artigo 25 do ECA.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.