Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32663
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MarioAugustoMacedoLima_tcc.pdf554,05 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O impacto da pandemia da Covid-19 nos atendimentos no âmbito do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte - PPCAAM
Autor(es): Lima, Mário Augusto Macedo
Orientador(es): Abrão, Kênia Cristina Lopes
Assunto: Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM)
Crianças e adolescentes - proteção social
Covid-19
Data de apresentação: 25-Fev-2022
Data de publicação: 28-Nov-2022
Referência: LIMA, Mário Augusto Macedo. O impacto da pandemia da Covid-19 nos atendimentos no âmbito do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte - PPCAAM. 2022. 28 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência a respeito do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM), e demonstrar o quanto, durante a pandemia, a inserção de forma remota no referido programa acelerou o processo que, em momentos anteriores, era moroso em municípios não conveniados. Portanto, foi realizada a pesquisa na modalidade descritiva. Sendo assim, foi realizada a coleta de dados através de pesquisa bibliográfica e documental com análise qualitativa. Dessa forma, foi demonstrado como foi qualitativa a avaliação para inserção do adolescente de forma remota, considerando que anteriormente era realizada presencialmente e, em municípios onde o programa não existe, era muito longo o processo de espera que, em diversas ocasiões e circunstâncias, colocava os adolescentes em situação de risco, devido a todo o contexto de ameaça em que estão inseridos. O público atendido pelo referido programa muitas vezes chega até o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), operacionalizado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), devido a eventos referentes a violação de direitos onde se observam situações de violência física e psicológica que incluem ameaças de morte e, nestas situações, acionar o PPCAAM se torna necessário.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.