Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32685
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_GeovanaLustosaGuedes_tcc.pdf485,06 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Relação triangular EUA-China-Taiwan na cadeia de suprimentos globais de semicondutores
Autor(es): Guedes, Geovana Lustosa
Orientador(es): Becard, Danielly Silva Ramos
Assunto: Cadeia de suprimentos
Estados Unidos
Estados Unidos - relações econômicas internacionais
Estados Unidos - relações exteriores
China
China - relações econômicas internacionais
China - relações exteriores
Taiwan
Semicondutores
Data de apresentação: 23-Set-2022
Data de publicação: 29-Nov-2022
Referência: GUEDES, Geovana Lustosa. Relação triangular EUA-China-Taiwan na cadeia de suprimentos globais de semicondutores. 2022. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O trabalho de conclusão de curso trata da relação triangular entre Estados Unidos, China e Taiwan na indústria de semicondutores a partir de 2019 até agosto de 2022. Esta pesquisa explicativa questiona, primeiramente, se e porquê Taiwan é uma peça-chave da rivalidade tecnológica entre Estados Unidos e China na indústria de semicondutores. Em segundo lugar, busca-se compreender como as dinâmicas de poder e de dependência dessa relação triangular se desenvolvem na cadeia de suprimentos dos semicondutores. Utiliza-se como ferramentas de análise da relação EUA-China-Taiwan a teoria da dependência de recursos, a perspectiva de dependência mútua e o conceito de assimetria de poder ,elementos teóricos que visam explicar de que forma esses três países dependem e exercem poder uns sobre os outros na cadeia global de suprimentos de semicondutores. Além disso, o referencial teórico usa a definição de cadeias de suprimentos globais, os conceitos de conectografia, conectividade e de conectividade competitiva, desenvolvidos por Parag Khanna. Argumenta-se que Taiwan é uma peça-chave da rivalidade tecnológica entre Estados Unidos e China na indústria de semicondutores por dois motivos, a saber: 1) porque sua empresa Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) é fundamental para essa cadeia de suprimentos e 2) devido ao seu status geopolítico distinto – que faz com que essa província rebelde sofra disputa de influência das duas superpotências mundiais, gerando implicações para a empresa de semicondutores taiwanesa. O argumento relacionado à segunda pergunta de pesquisa é que existe uma dinâmica complexa de interdependência entre Estados Unidos, China e Taiwan na cadeia de suprimentos de semicondutores. Contudo, apesar dessa dependência mútua,essa relação triangular é marcada pela assimetria de poder, de forma que os Estados Unidos são o país dominante da indústria de semicondutores .Concluiu-se que os EUA usam seu poder coercitivo contra a China, tendo em vista a relação de baixa dependência mútua entre esses dois países na indústria de semicondutores .Por outro lado,os EUA buscam ativamente acomodar as preocupações de Taiwan para ter a ilha como aliada, dada a relação de alta dependência mútua entre esses dois países na indústria de semicondutores.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Relações Internacionais - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.