Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32689
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_BrunoMonteiroDaSilva_tcc.pdf337,32 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Importância econômica e médica, além da transmissão de patógenos, de seis espécies nominais de Simulium na América do Sul
Autor(es): Silva, Bruno Monteiro da
Orientador(es): Gonçalves, Rodrigo Gurgel
Assunto: Simulídeos
Insetos
Transmissão de doenças
Data de apresentação: 18-Abr-2022
Data de publicação: 29-Nov-2022
Referência: SILVA, Bruno Monteiro da. Importância econômica e médica, além da transmissão de patógenos, de seis espécies nominais de Simulium na América do Sul. 2022. 38 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Entomologia Médica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A importância dos simulídeos como vetores de filárias é amplamente conhecida nas Américas. Porém, o papel desses insetos como causadores de reações alérgicas e incômodos relacionados à emergência em massa de adultos é pouco conhecido. O objetivo do estudo foi avaliar e sintetizar a evidência sobre a importância médica e econômica de seis espécies de simulídeos antropofílicos, além da transmissão de patógenos na América do Sul. Especificamente buscamos: 1) evidências de simuliotoxicose em humanos e de associação desse agravo com algumas regiões da América do Sul, 2) evidências de emergência em massa de adultos de simulídeos e sua associação com áreas de clima mais frio, 3) classificar as espécies de simulídeos antropofílicas de acordo com critérios de “incômodo” devido a picada. Foram utilizadas as bases bibliográficas: Pubmed / Medline; Scopus / Elsevier; Google Scholar; LILACS; repositórios de teses e dissertações considerando qualquer documento com informações relevantes em Português, Inglês, Espanhol e Francês de acordo com estratégia de busca detalhada neste estudo. Após triagem de 2417 documentos encontrados, 62 foram selecionados para a extração de informação necessária ao objetivo do estudo. Baseado nos resultados obtidos, o presente estudo sugere que: 1) registros de incômodo devido a picada de simulídeos ocorrem na América do Sul, mas a emergência em massa de adultos e simuliotoxicose são eventos raros; 2) os registros raros de reações alérgicas intensas provavelmente associadas a simulídeos ocorreram no norte e sul da América do Sul envolvendo S. amazonicum e S. pertinax, respectivamente; 3) o incômodo devido a emergência em massa de adultos de simulídeos também foi observado envolvendo S. amazonicum, S. ochraceum e S. pertinax. Conclui-se que os simulídeos estão associados a problemas relevantes além da transmissão de filárias na América do Sul, como Febre Hemorrágica de Altamira, Pênfigo Foliáceo Brasileiro e outras suspeitas de transmissão mecânica de hanseníase. Além dos problemas médicos, os simulídeos podem causar preocupações econômicas principalmente em atividades turísticas devido ao incômodo que pode ser agravado por características de determinadas espécies.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Entomologia Médica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.